i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Talento em Pauta

Foto de perfil de Talento em Pauta
Ver perfil

Não fique somente nas promessas

  • Por Bernt Entschev
  • 27/12/2019 09:00
Não fique somente nas promessas
| Foto:

E 2020 bate a porta. É chegada a hora da virada e muitas pessoas aproveitam a ocasião para renovar as suas promessas, aproveitando o ano zero quilômetro para encaixar seus projetos de vida, inclusive os profissionais.

Com certeza o Ano Novo é uma ótima oportunidade para traçar metas e definirmos objetivos. Mas, antes de fazermos uma lista gigante daquilo que queremos, reserve as últimas horas de 2019 para fazer um balanço daquilo que não foi realizado em sua lista anterior e valorizar aquilo que foi conquistado. Esse aprendizado é muito importante para que seus novos projetos possam ser ‘contratados’ por você mesmo.

Feito isso, liste realmente aquilo que você deseja para 2020. Particularmente, prefiro utilizar de propósitos de vida a escolher promessas. Em um propósito, não há problemas, por exemplo, em você errar no percurso ou por vezes mexer em datas e prazos. O importante dele é que você vai chegar ao final e alcançar o seu objetivo.

Já a promessa acaba nos limitando. E se por ventura você não realizar uma das determinadas tarefas em meio ao percurso, ela está fadada a não ser cumprida. Esse aliás é um dos principais motivos do naufrágio de muitas promessas feitas pelas pessoas no começo de ano.

Tome nota. Descreva o que você deseja como propósito em uma agenda física ou virtual. Deixe em local de fácil acesso e crie o habito de fazer uma leitura ao menos uma vez por mês. Para o êxito de suas tarefas, o imprescindível é dar o ponta pé inicial em uma tarefa. Iniciando você vai encontrar percalços, tarefas que muitas vezes nem imaginava, mas vencerá as etapas e, ao final do ano, verá que o esforço valeu a pena.

Por fim, pense em propósitos tangíveis e que dependam exclusivamente de você. E muito importante: menos é mais. Em se tratando de lista de início de ano, mais vale uma lista pequena com 100% de alcance a uma lista gigante e incompleta.

No mais, quero agradecer a você leitor pelo belo ano que tivemos. Foi muito bom compartilhar contigo os inúmeros temas relacionados à carreira. Com certeza aprendi muito no período e espero que você também tenha usufruído das discussões desta coluna. Que em 2020 estejamos ainda mais próximos. Feliz Ano Novo a você, sua família e amigos!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.