• Carregando...
O jovem e o espaço no mercado de trabalho em meio à Covid-19
| Foto:

Nos últimos dias me peguei a pensar sobre os desafios do mercado de trabalho, em período de pandemia. A notícia da quantidade de pessoas que precisam do auxílio de R$600,00 do Governo Federal, escancarou uma triste realidade que o Brasil vem enfrentando desde 2014: a grande massa de pessoas desempregadas ou que estão no subemprego, ou ainda que estão atuando como autônomos, não porque desejam, mas que a situação lhes impõe essa alternativa.

Neste contexto, me coloco na posição do jovem. Como é que ele está encarando este momento? Grande parte da garotada, ainda não têm experiência no mercado de trabalho e com as estimativas de que o país alcance patamares de até 14 milhões de desempregados em 2020, a angustia deve estar grande.

Minha sugestão a você que se encontra nesta situação é: encare com realismo o momento que vivemos.  A humanidade já viveu outros períodos de pandemia. Mesmo com cicatrizes deixadas, muito, mas muito se aprendeu.

Mãos à obra. É obvio, mas preciso ressaltar, que você deve continuar a mandar seus currículos pelos canais que agora já se transformaram em tradicionais na busca por vagas com Linkedin, agências etc e tal. Continue ainda com o relacionamento com as pessoas mais próximas como amigos, colegas, professores. Todos precisam saber que você busca e quer trabalhar.

Tudo isso você já sabe. Bem, agora quero que você resgate um método bastante utilizado lá atrás, quando a tecnologia não era tão abrangente assim. Envie seu currículo diretamente ao dono das empresas. Sim, esse é o cara que realmente deseja, de verdade, ter talentos ao seu lado. Vai dar trabalho, vai é claro, porque se trata de algo artesanal. Existem listas de empresas em associações de classes, industriais e por aí vai, de fácil pesquisa na internet. Mexa em tudo isso e encontro os nomes dessas pessoas e mande o seu currículo a eles.

Aliás, o currículo, precisa estar sucinto. Dizendo quem você é profissionalmente ou quem quer ser profissionalmente. Nesta mensagem diga a esse CEO o por quê você decidiu por fazer essa abordagem e quais as vantagens que a empresa dele teria se eventualmente contratasse uma pessoa com o seu perfil.

Ao receber esse currículo, certamente o olhar deste empresário será diferenciado. Pode ter a certeza, que as chances de ele encaminhar o seu nome para o Recursos Humanos, é muito grande. E, quando um nome chega ao setor de contratação, vinda da direção, certamente terá mais peso.

Trabalhoso, nem tanto. Experimente, lá na frente, quando você conquistar a sua vaga, você verá que valeu a pena. Torço por vocês!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]