• Carregando...
Oportunidades e o famoso ‘frio na barriga’
| Foto:

Não raro, tenho conversado com muitos profissionais de diferentes áreas que têm relatado a mim um certo receio de vir a se candidatar a vagas de emprego, que aparentemente têm o seu perfil. A insegurança, percebo, neste recorte do momento o qual vivemos, está ligado a assumir um desafio durante a pandemia, principalmente quando do relato vem de pessoas que estão empregadas.

A preocupação tem um certo fundamento, afinal já diziam nossos avós que ‘mais vale um pássaro na mão do que dois voando’. Porém, os profissionais precisam parar para analisar se outras razões estão implícitas, e fazendo com que o medo domine o ambiente de justificativas para fugir da raia.

Em certos casos, com a avalanche de informações que temos tido nos dias atuais, se não filtrada adequadamente, podem dar sensação de que estamos sempre desatualizados, a um passo atrás, não bem informados e que determinados cargos não seriam por mim bem geridos, frente a outras pessoas bem melhores preparadas. Ainda, que o nível de exigência das empresas é extremamente alto, o que levaria a uma demissão em pouco tempo, em uma eventual contratação.

Cuidado, essas não são ‘verdades’ que não podem minar a sua mente, mesmo em períodos mais delicados para tomar decisões desta natureza. Quando pensamos assim, o problema está mais ligado a autoconfiança, que gera medo, que gera dúvidas, que trava a pessoa e que a faz perder boas oportunidades.

Minha dica, caso você esteja vivendo algo parecido é simples: tenha um currículo o qual você acredita. Para isso, ele precisa sempre ser verdadeiro de A a Z; não acredite que outras pessoas são melhores que você para a vaga, ao invés disso, prefira acreditar que você é tão bom quanto; analise a empresa que está dispondo da vaga, tente buscar nas redes informações, inclusive de profissionais que lá atuam e crie uma base concreta para tomar decisões em cima de fatos. E por último, sim você é capaz. O frio na barriga todo mundo tem. Mas ele deve servir de incentivo para que você seja ainda mais prudente e cuidadoso em suas escolhas, mas jamais servir de incentivo para fugir delas. Torço por você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]