• Carregando...
Setores em alta para 2021
| Foto:

O Ano de 2020 vai deixar cicatrizes profundas no mercado de trabalho que acabara de sair de um crise profunda, atrelada à recessão vinda lá de 2014. O coronavírus surgiu, e além de extirpar os brotos de uma leve melhora, também mudou o jogo nas empresas, carreiras e profissões.

Cabe a nós agora recomeçar em um novo cenário. O ano de 2021 bate à porta e poderemos ter uma virada extraordinária nesta página, caso as vacinas se mostrem eficazes, deixando para trás o medo do contágio vivido por milhões de pessoas em todo o mundo.

Nas minhas consultorias e estudos do mercado de trabalho, vejo algumas áreas prósperas para os próximos 12 meses. Vou listar algumas aqui e, se essa for a sua praia, veja qual o melhor perfil e de atenção a elas.

O setor de engenharia é um dos primeiros a ser colocado no radar. Nos últimos tempos esteve em baixa, mas percebo que a demanda no mercado está virando esse jogo e assim deve continuar. Seja na construção civil, onde a retomada das obras e o incentivo ao crédito imobiliário está aquecido, ou mesmo em infraestrutura com a chegada de novos leilões de estradas, e até mesmo mineração e energia. Esses segmentos devem impulsionar o mercado e você precisa ficar atento às oportunidades.

Um setor impactado, aí posso até dizer de forma ‘positiva’, foi o de logística. Nunca se comprou tanto pela internet, nunca se experimentou tanto esse serviço em tão pouco tempo. Logo, a logística de produtos precisa de profissional gabaritados para fazer a boa entrega e há um vasto campo para seu aperfeiçoamento. Na mesma esteira, já insiro aqui, o marketing digital. Temos um consumidor que aprendeu a comprar a distância, logo precisa ser informado sobre os produtos disponíveis e as facilidades deste mercado e suas vantagens.

E para finalizar minha lista de apostas, insiro o setor de saúde. Lembre-se, muito mais abrangente que os nossos admiráveis profissionais como médicos, enfermeiros ou auxiliares, essas posições certamente continuarão em alta. Mas, o setor em si vai necessitar de profissionais qualificados para a área administrativa, operacional e logística, e até mesmo de planejamento. Hospitais, apesar de estarem com equipe operacional altamente ocupada, estão passando por dificuldades financeiras devido à queda de receitas e suspensão de muitos serviços por conta da pandemia. Logo, como você profissional da área contábil, financeira, marketing e gestão de pessoas pode dar o empurrão que  ajude esse setor a sair da crise? Em outro ponto, lembro que milhões de pessoas em todo o pais terão que ser vacinadas: da seringa a agulha, do algodão a geladeira, tudo vai precisar de profissionais. Abre-se uma oportunidade para trabalhar na imunização das pessoas em toda a cadeia que gira em torno da vacina.

Leia, busque informações e encontre o melhor setor o qual seu currículo se encaixe. E que venha um 2021 de oportunidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]