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Tenha estas cinco habilidades profissionais em seu currículo
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Muito já discutimos neste espaço sobre o dinamismo do atual mercado de trabalho. As constantes mudanças tecnológicas e comportamentais transformaram as exigências e as necessidades do empregador, consequentemente, impactando também nos perfis de colaboradores desejados pelas empresas.

Hoje, mais do que nunca, é preciso conhecimento técnico para acompanhar a evolução trazida pela tecnologia, contudo também é essencial ter “jogo de cintura” para atender as necessidades das pessoas, muitas vezes apresentando soluções imediatas em determinadas situações.

É aqui que entra a utilização das ‘Soft Skills’, habilidades que ajudam as pessoas que possuem bagagem técnica a desenvolverem aptidões para poderem resolver os problemas com rapidez, eficiência e segurança.

É importante destacar que essas habilidades o indivíduo não adquire do dia para noite, ou mesmo aprende-se em um banco de escola. Essas são conquistas adquiridas ao longo da vida profissional.

Por isso, a você que atua no mercado de trabalho, quero deixar as cinco mais valorizadas soft skllis hoje no mundo corporativo. Faça uma avaliação para ver como você tem executado isso no seu dia a dia. Caso não esteja alinhado a elas, comece a olhar para essas habilidades com maior atenção. E para você que busca uma oportunidade no mercado, faça uma reflexão e liste em que momento de sua trajetória teve que usar dessas habilidades e se puder use-as como case em seu currículo, ou mesmo, em suas entrevistas com recrutadores.

Facilidade na comunicação

A comunicação é uma das soft skills mais importantes na hora do recrutamento, já que empregadores do mundo inteiro preferem profissionais que saibam se comunicar.

É importante lembrar que o processo de comunicação vai além da fala. Muitas vezes, o profissional precisará usar outros recursos, como mensagens escritas, por exemplo, para seu líder, fornecedor, cliente ou colega de trabalho e precisa se fazer compreendido. E, lembre-se sempre: saber ouvir também faz parte do processo de comunicação.

Ter atitudes positivas

Além do desempenho profissional a partir das suas capacidades técnicas, o profissional precisa demonstrar boas atitudes no ambiente de trabalho. Por isso, é preciso que o colaborador tenha um relacionamento amigável com seus companheiros de trabalho, fornecedores, parceiros e clientes.

Ter pensamento criativo

Pessoas com pensamentos criativos são profissionais mais produtivos e conseguem com certa facilidade encontrar alternativas simples para solucionar uma situação difícil. Essa medida é fundamental para as empresas que precisam escalar rapidamente, em especial as startups.

Ser resiliente

A resiliência é uma das mais desejadas soft skills em um profissional. Diante de tantas mudanças, crises e pressão que o mercado enfrenta, o profissional resiliente consegue lidar com a pressão e se adaptar às mudanças de forma mais tranquila e confiante.

Ter capacidade de liderança

Empregadores estão de olho no líder nato e em quem se comporta com espírito de equipe, por isso, preferem empregar profissionais que já mostram capacidade para gerenciar situações e pessoas.

De forma geral, as empresas têm por pensamento que é mais fácil um colaborador aprender alguma atividade nova, como por exemplo, operar uma máquina ou um sistema, do que melhorar suas competências comportamentais.

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