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Existem evidentes vantagens no trabalho em grupo. A resolução de problemas é mais fácil, o desgaste menor e a produtividade aumenta. Não por caso, vários teóricos da administração empresarial já se debruçaram sobre o tema, com análises diversas, apontando como tirar o melhor proveito do esforço coletivo. É que realmente funciona.  Existem, é claro, profissionais que trabalham individualmente. São artesãos do seu ofício. É o caso do dentista, do artista plástico, do médico, entre outros. Mas mesmo nessas, em algumas situações, é preciso atuar em grupo.

Habitualmente, são os grupos que dão o tom da produtividade da organização. É quase impossível que grandes empresas sejam bem sucedidas sem um trabalho em equipe bem orquestrado. O trabalho é dividido em partes e cada um tem sua função. Claro que assim fica mais fácil administrar.

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Por isso, na hora de contratar, as empresas valorizam tanto quem sabe trabalhar em equipe. E você, está preparado?

Minha primeira sugestão é aprender tudo sobre trabalho em grupo. Leia a respeito, há vários textos em livros e na Internet. Entenda como é possível incentivar e organizar as pessoas. Veja como é possível colaborar de forma mais efetiva. E tente aplicar isso tudo no seu dia-a-dia.

Para que isso dê certo, é preciso uma boa dose de autoconhecimento. Afinal, pessoas não são máquinas. Não é possível motivar os outros se você não sabe suas próprias motivações. Saiba quando ceder, insistir, oferecer e receber. Perceba qual é seu papel no grupo. É necessário saber ouvir e demonstrar o desejo de contribuir com os outros. A boa administração do tempo é fundamental. Então, empenhe-se nisso.

Como esses cuidados, suas competências no trabalho em equipe serão melhores e notadas na empresa. Isso com certeza fará diferença na sua carreira.