• Carregando...
Transparência entre empregadores e empregados
| Foto:

Nas minhas idas e vindas dentro das empresas, tenho observado, com certa preocupação inclusive, que tem faltado transparência entre empresas e colaboradores, ou entre líderes e liderados o que tem acarretado em companhias com baixo índice de clima organizacional, profissionais insatisfeitos e ao mesmo tempo, empresas que não conseguem explorar o seu total potencial.

A meu ver muitas empresas e colaboradores têm errado no fator ‘Comportamento’. Peter  Drucker  escritor, professor e consultor administrativo já dizia lá em 1954 “as pessoas são contratados pelas competências técnicas e demitidas pelo comportamento”.

Grande parte dos resultados das organizações dependem do comportamento das pessoas e não necessariamente de aspectos técnicos, até porque, em função da repetição de atividades, as pessoas podem muito bem ser moldadas para funções técnicas.

Em relação ao comportamento, as pessoas não têm um ‘botão de liga e desliga’. Portanto, minha recomendação para os profissionais que trabalham com recrutamento dentro das empresas é que na descrição das vagas, no momento de captar profissionais no mercado, que se busque incluir aspectos que consigam traduzir o comportamento desejado para aquela função.

Isso vale para os anúncios, deixando claro o perfil que se deseja e também no momento de fazer a entrevista olho no olho onde a autenticidade e a realidade precisam estar presentes. Desta forma a relação fica mais transparente tanto para quem busca a vaga, quanto para quem a oferta. É bom para todos.

Hoje sabe-se que parte das empresas que possuem clima organizacional ruim, tem o fator principal como causador da falta de comportamento adequado dos profissionais, que em muitos casos são muito bons tecnicamente, mas falham no momento de se relacionar.

Outro fator bastante importante é em relação a valores que a marca pratica e quais as expectativas que a empresa espera do colaborador que virá compor o quadro. Logo, se existir essa transparência entre ambas as partes, as chances de se ter pessoas certas nos lugares certos são muito altas, e grande também será a possibilidade do êxito dos profissionais e da própria companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]