Algumas palavras insistem em gerar dúvidas. Com certeza, uso de S e Z é um grande vilão nessa história. Listamos alguns vocábulos aqui para você não ter mais dúvida!
TRAZ x TRÁS
Apesar de não existir a palavra atráz – sua grafia correta é ATRÁS – a confusão entre essas é comum, pelo fato de que existem as palavras TRÁS e TRAZ. Trás, com S, é um advérbio e deve ser utilizado para indicar lugar: “Ele ficou na parte de trás do palco para assistir ao show”. Já a palavra com Z é a forma verbal do verbo trazer. “Toda vez que ela vem aqui, ela me traz doces feitos pela avó”.
ATRAVÉS
Quantas vezes já nos deparamos com essa palavra escrita com Z/? No entanto, ela deriva do verbo ATRAVESSAR, portanto, sempre deve ser grafada com S. Além disso, só podemos utilizá-la com a ideia do verbo atravessar: “Vi a lua através da janela” (sua visão atravessa a janela). No entanto, é muito comum ouvir “Aprendi muito através da palestra” ou “Vamos conseguir derrubar a lei através do abaixo-assinado” (abaixo-assinado não atravessa a lei!).
PARALISAÇÃO
Nessa onda de greves pelo Brasil, não é raro encontrar várias paralisações com Z. No entanto, tanto PARALISAÇÃO, quanto PARALISAR, PARALISIA e outros derivados sempre são grafados com S.
Tem alguma dúvida cruel de língua portuguesa e quer mandar pra gente? Comente nossos posts ou curta nossa página no facebook.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Frases da Semana: “Pela primeira vez, os brasileiros estão com inveja da Venezuela”
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA