(Imagem: Google)| Foto:

Quem diria! O Google doodle (aquelas animações que incrementam ou substituem a logomarca do buscador) de hoje é uma homenagem ao padre Georges Lemaître em seu 124.º aniversário de nascimento. O doodle, no entanto, não aparece em computadores que acessam o Google no Brasil; é preciso estar em países como Chile, França, Austrália, Reino Unido, Islândia, Nova Zelândia, Romênia, Sérvia e, claro, a Bélgica natal de Lemaître. Do contrário, é preciso fazer a pesquisa no site dos doodles.

CARREGANDO :)

O texto preparado para a ocasião pelo Google destaca o pioneirismo do padre Lemaître, vejam aí (a tradução é minha mesmo):

A maioria das pessoas já ouviu falar da teoria do Big Bang, mas poucos reconhecem o nome de Georges Lemaître, o homem que levantou a hipótese que revolucionou nosso entendimento da astrofísica. Nascido neste dia em 1894, Lemaître era um padre católico belga que propôs que o universo começou como um único átomo primordial, ao qual se referia como “ovo cósmico”. Embora sua tese se baseasse em cálculos derivdos da Teoria Geral da Relatividade, Einstein inicialmente descartou o trabalho de Lemaître, dizendo: “Seus cálculos estão corretos, mas sua física é horrenda”. Dois anos depois, Einstein mudou de ideia.

Publicidade

O artigo publicado por Lemaître em 1927, com a teoria do universo em expansão, logo foi corroborado pelas observações de Edwin Hubble, publicadas em 1929. Com formação em Física por Cambridge, Harvard e MIT, Lemaître estimou corretamente o valor numérico que os astrônomos chamariam de “constante de Hubble”, uma unidade de medida que descreve a taxa de expansão do universo. Em comparação com o restrito público leitor de Lemaître na Bélgica, o trabalho de Hubble teve divulgação muito maior. Como resultado, o nome de Hubble é mais frequentemente associado ao Big Bang, que deu origem a um ramo completamente novo da ciência, chamado “cosmologia relativística”.

Apesar disso, Lemaître não foi totalmente ignorado em sua época. Em 1934, ele recebeu o famoso Prêmio Francqui, o maior prêmio científico da Bélgica, e Einstein estava entre os que o indicaram. Muitas outras premiações científicas homenagearam o legado de Lemaître, e seu nome foi dado a uma cratera na Lua em 1970.

O doodle animado de hoje mostra Lemaître e o universo constantemente em expansão que ele vislumbrou por primeiro, rodeado por galáxias que se afastam umas das outras, exatamente como ele havia dito.

Feliz aniversário, Georges Lemaître!

Pequeno merchan

Publicidade