• Carregando...
Eleitores religiosos querem debate presidencial sobre ciência nos EUA
| Foto:
Jeff Swensen/Getty Images/AFP
Eu aceito a evolução, e você devia aceitar também!

Com a saída de Rick Santorum, parece que a disputa presidencial norte-americana será mesmo entre o republicano Mitt Romney e o atual presidente, o democrata Barack Obama. Agora que acabou a briga de foice interna entre os republicanos, é hora de prestar atenção nesta pesquisa divulgada no começo do mês pelo site ScienceDebate.org: mesmo os eleitores mais religiosos querem um debate entre os candidatos envolvendo temas de ciência e meio ambiente. E não é só isso: eles acham que o debate científico é mais importante que a discussão sobre fé e valores (confiram as páginas 7 e 8 do PDF)! Claro, temas como economia e segurança nacional ainda são as prioridades, e eu não esperaria algo diferente. Mas ver a ciência em terceiro lugar é para se comemorar.

Um dos cofundadores do site, Shawn Lawrence Otto, escreveu no Huffington Post que os responsáveis pelas campanhas políticas normalmente acham que a população considera os temas de ciência pouco importantes porque eles mesmos, normalmente provenientes da área de Humanas, não se interessam pelo assunto.

Reprodução
Independentemente do grupo religioso, todos acham importante saber o que os candidatos pensam sobre temas de ciência.

O que não ficou claro é como as opiniões dos candidatos influenciariam o voto dessas pessoas pesquisadas. Se o sujeito disser que aceita, sim, a evolução e a tese de que o homem é responsável (ou pelo menos um dos responsáveis) pelas mudanças climáticas, como fez Jon Hunstman no Twitter, ganharia ou perderia votos? Mitt Romney, em outubro de 2011, se declarou um cético em relação ao aquecimento global antropogênico, mas parece também aceitar a evolução, e combateu a tentativa de alterar o currículo das escolas para introduzir o criacionismo e o Design Ingeligente quando era governador de Massachusetts. A página 13 do PDF tem um dado relevante: as pessoas acreditam que é errado colocar as convicções pessoais (ou a fé) acima das evidências científicas. Reparem que a porcentagem de pesquisados que consideram esse comportamento incorreto é maior entre os republicanos que entre democratas e independentes. Para quem generaliza os republicanos como adversários da ciência, o dado deve ser uma verdadeira surpresa.

Lançamento de livro
Recebi o seguinte aviso, e parece interessante para os leitores do blog que são de São Paulo:

Divulgação

Saúde e espiritualidade
Fui avisado pelo Facebook que o Canal Saúde, da Fiocruz, vai tratar do tema “saúde e espiritualidade” no programa Sala de convidados, que vai ao ar às 11 horas desta sexta-feira. É possível mandar, desde já, perguntas por e-mail ou ao vivo, durante a transmissão.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]