• Carregando...
Observatório Vaticano promove exposição sobre Astronomia em Pisa
| Foto:

Em primeiríssimo lugar, devo pedir desculpas aos leitores (os que seguem o blog pelo Facebook e pelo Twitter já souberam ontem) pela falta de posts novos na semana passada. Estive fora da redação, fazendo um curso oferecido pela Gazeta do Povo a seus editores, e antes de começar achei que conseguiria escrever pelo menos um ou dois posts, mas acabei superestimando minha disponibilidade de tempo. Além disso, uma transição também engoliu um pouco do tempo livre: a partir de hoje, deixo a editoria de Economia para integrar a equipe de Opinião do jornal.

O post de hoje é quase uma dica de viagem. A primavera é uma época sensacional para conhecer a Europa, e quem estiver passeando pela Itália e quiser dar um pulinho em Pisa tem um motivo para não se limitar à catedral, ao batistério e à famosa torre inclinada do campanário. Até 1.º de julho, o Palazzo Blu recebe a exposição “Histórias do outro mundo – o universo dentro e fora de nós”, realizada pelo Observatório Vaticano em parceria com uma série de outras instituições.

Nasa/Noao/ESA/The Hubble Helix Nebula Team/Divulgação
A nebulosa Hélix, na constelação de Aquário, tem o nome formal de NGC 7293, mas é chamada por aí de “olho de Deus”.

A mostra conta a história de como o homem primeiro se maravilhou, e depois buscou conhecer o universo, esse “outro mundo” a que se refere o título da exposição, com seus quase 14 bilhões de anos (e não os 6 mil que muita gente insiste em atribuir ao Cristianismo como um todo). Várias salas mostram o que existe para lá do Sistema Solar, como acabamos formados de “poeira espacial”, quem foram os principais responsáveis por descrever o que conhecemos hoje sobre o universo, e qual tem sido a participação de instituições como o Observatório Vaticano e o Instituto Nacional de Física Nuclear italiano nas pesquisas sobre o espaço. A visitação ocorre de terça a domingo, e sempre é gratuita. Segundo o GoogleMaps, o Palazzo Blu fica a uns 20 minutos de caminhada da praça da catedral.

Agenda de Oxbridge
O prazo para tentar uma bolsa acabou na sexta-feira passada, mas o Faraday Institute, da Universidade de Cambridge, ainda aceita inscrições para quem quiser participar do seu curso de verão 2012 (mas neste caso bancando as próprias despesas). Ano passado este blogueiro recebeu uma bolsa do instituto, e a experiência foi verdadeiramente incrível (para saber como foi, é só conferir os posts de julho de 2011 e procurar pelos que têm o título “Direto de Cambridge”). O instituto ainda promove outros cursos, curtinhos (o curso de verão tem cinco dias inteiros), ao longo do ano; em setembro, por exemplo, haverá um sobre “Deus e genética”, que começa no fim da tarde de sexta e acaba na tarde de domingo. Esse ainda tem inscrições abertas para bolsas.

Quem ainda tem inscrições abertas é a Universidade de Oxford, que promove, por meio de seu projeto Ciência e Religião na América Latina, um concurso de ensaios para membros da comunidade acadêmica e um congresso que ocorrerá no Rio de Janeiro, em outubro. O concurso de ensaios aceita participações (em português, mesmo) até 15 de julho; já o congresso convoca interessados em fazer apresentações curtas, de 20 minutos com outros 10 para perguntas e respostas, sobre temas de ciência e religião. Ano passado, na Cidade do México, tive a oportunidade de fazer uma dessas apresentações. É preciso enviar, até 30 de junho, um resumo da apresentação (não é necessário ter tudo pronto; no meu caso, uma sondagem de opinião, ainda não havia terminado de coletar os dados, mas enviei resultados preliminares). Confira todas as regras tanto para o concurso de ensaios quanto para as apresentações no congresso pelos links acima.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]