• Carregando...

你们好

Nimen hao,

Dia 30 de janeiro, quinta-feira passada, foi véspera do ano novo chinês e início da primavera. Estamos em pleno feriado do Festival da Primavera e os dias já estão cada vez mais quentinhos. Sem falar das minhas flores que simplesmente desabrocharam nas últimas semanas.

 

Varanda em Shekou

Varanda em Shekou

O buganville é a flor símbolo de Shenzhen: lindas e de todas as cores.

 

Este feriado é considerado o mais importante da China e equivale ao nosso Natal, e não ao nosso réveillon, por ser uma festa familiar. Filhos correm para reencontrar os pais e comemorarem juntos a virada do ano.

Todos os anos a China nos surpreende com a maior migração do mundo. Considerando os 40 dias nos quais as pessoas se deslocam de uma cidade para a outra, estamos falando de nada mais nada menos do que 3.6 bilhões de viagens! O Baidu, site oficial de buscas da China, lançou o heat map que mostra, em tempo real, a massa de pessoas se locomovendo dentro do país. Vale a pena conferir e brincar de ver de onde para onde vão os chineses.

Shenzhen é uma cidade de apenas 30 anos onde a maioria da população é de migrantes, ou seja, no feriado de ano novo ela fica surpreendentemente vazia. Lojas, shopping centers, mercadinhos, camelôs, cabelereiros e até o taobao param de funcionar. Ainda bem que as redes de supermercados como Walmart permanecem abertas. Sem a Liu, que também tira uma semana de férias, e sem supermercado, o que seria de nós, pobres expatriados?!!!

Lojas fechadas em Shenzhen

Lojas fechadas em Shenzhen

As compras chegaram, mas não havia ninguém mais para receber. Tipo, o último apaga a luz!

 

Decoracao no ano novo chinês

Decoracao no ano novo chinês

A decoração, predominantemente em vermelho e dourado, não pode deixar de ter menção ao ano do cavalo e as árvores de tangerina para dar sorte.

 

Nós viramos o ano, aliás pela segunda vez em 2014, fazendo o que todos os chineses fazem: assistindo ao famoso Show de Gala na CCTV1 (canal oficial da China). O programa, uma mistura de Roberto Carlos especial, Fantástico, Domingão do Faustão e Zorra Total, começa às oito e vai até meia noite. Achei um link do youku do show de 2009 para vocês terem uma ideia do que se trata. http://v.youku.com/v_show/id_XNzQ4ODExNDQ=.html

Este ano reparei que os fogos de artifício se intensificaram exatamente às 8, antes do show começar, o que mostra o poder da TV oficial. Mas o show é realmente muito legal! Eles abusam da tecnologia, das plumas e paetês e de muito, muito talento! Gravei um pedacinho direto da TV aqui de casa para vocês sentirem de pertinho o clima de ano novo em Shenzhen.

Sábado, eu e Mariana resolvemos ir à Ikea, uma rede internacional de lojas de artigos para casa (não sei por que eles ainda não estão no Brasil), para comprar frescurinhas decorativas de baixo custo. Foi aí que eu descobri onde os shenzhenenses, que não viajaram para a casa dos pais, se esconderam: lá mesmo!

Os chineses adoram, adoram, adoram a Ikea. O mais interessante é que eles reverteram o conceito de show room. Na realidade, eles transformam os mostruários de quartos, salas, cozinhas em suas próprias casas. As pessoas deitam nas camas e dormem! A criançada passa horas brincando nos quartinhos especialmente desenhados para eles enquanto os pais esperam sentadinhos na sala de estar. Muito engraçado!!!

Olhem só:

 

Mas não é só comprando coisas que o chinês gasta seu dinheiro no feriadão em Shenzhen. Eles também lotam os três principais parques da cidade que são o Window of the World, com suas miniaturas das principais cidades do mundo; Splendid China, com miniaturas das principais atrações turísticas da China e shows folclóricos surpreendentes; e o Happy Valley para criançada poder andar de montanha russa.

Ontem, estava tudo, tudo lotado!

 

 

Parques de Shenzhen

Parques de Shenzhen

Hoje é segunda-feira e a criançada não têm aula até segunda que vem. Grande parte dos expatriados aproveita para ir para Tailândia ou outras ilhas próximas para curtir uma prainha. Nossa pequena família, que quintuplica todas as contas e inviabiliza qualquer programa, teve que se contentar em ficar por aqui mesmo.

Mas para nós está sendo um grande prazer passar os primeiros dias da primavera de bobeira em casa! E para vocês, leitores, só me resta desejar que o ano do cavalo venha trotando docemente e que traga, a galope,  tudo que vocês mais desejarem!

 

Ano do cavalo

新年快乐!

Xin nian kuai le

 

Se quiser falar comigo, envie e-mail para christianedumont@hotmail.com

Se quiser acessar o site da Shenzhen Global Business Services, clique aqui

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]