• Carregando...
Carminhas, Ninas, Suelens, Chayenes…
| Foto:

Ni Hao,

Aqui no Brasil, tenho assistido muito à TV, basicamente aos canais abertos. Mais basicamente ainda, às novelas da Globo e às transmissões dos jogos Olímpicos pela Record.

Na China, praticamente não ligamos a TV, a não ser esporadicamente para assistir à CNN, HBO ou AXN. Os canais chineses da CCTV passam muitas novelas e séries que se parecem muito com as nossas. Achei uma referência no youtube para quem tiver curiosidade.

Duas coisas me chamaram a atenção depois desta imersão televisiva.

A primeira pode ser resumida numa cena hilária da novela Avenida Brasil, na qual a personagem ricaça interpretada pela Débora Bloch diz, diante da chegada da personagem suburbana de Heloisa Perissé , em sua festinha: “_A classe C ascendeu, ascendeu, ascendeu e acabou aqui na minha cobertura!”

Parafraseando a Verônica, a classe C ascendeu tanto, que a rede Globo precisou adaptar seu conteúdo para atender as aspirações da nova classe média. Isso pode ser visto tanto na luta de classes entre Empreguetes e Patroas na novela das 7 (que começa às 7:30), quanto na vingança da Rita em cima da Carminha na novelas das 8 (que começa depois das 9), quanto nas promoções que recheiam o conteúdo do Faustão, para não falar do tradicional Zorra Total e as piadas de sempre!

Divulgação

A segunda coisa que me chamou atenção também pode ser resumida no diálogo entre a Isis Valverde e sua sogra, Paula Burlamaqui (com uma boca de Botox inacreditável), sobre sua noite de núpcias: “_Seu filho é meu tamanho; consumamos o casamento papai e mamãemente, biblicamente e filmeroticamente.”

Passei um ano inteiro na China sem ver nem um filme, nem uma foto, nem uma brincadeira sexual em mídia alguma. Esta profusão de corpos, bundas, strip teases, piadinhas e afins, veiculadas na TV aberta, em painéis nas ruas e nas capas de revistas acabaram me chocando. O que será que os chineses diriam de nós se vissem tudo isso?

Divulgação

Sei que estou chovendo no molhado, que este é um assunto batido, mas a mulher brasileira não é muito respeitada, né? Mulher é objeto sexual em propaganda de cerveja (como sempre foi), em propaganda de refrigerante, em título de filme… Será que estou sendo retrógrada?

Será que a extrema sensualidade do povo brasileiro se reflete em nossas propagandas, novelas e filmes ou são as propagandas, novelas e filmes que super estimulam um comportamento sensual ao limite?

As chinesas são até bonitas, com pernas bem torneadas e cabelo e pele maravilhosos. No entanto, elas cultivam um ar inocente, desprotegido e frágil. E não é por falta de minissaia e salto alto, porque elas usam e abusam das pernocas de fora. Sei lá, só sei que eu ainda não topei com nada na China que me deixasse sem graça na frente do Dudu.

Chris Dumont

Na China, o máximo de sexualidade masculina que eu já vi foi esta propaganda de creme de barbear aí embaixo. Que tal, meninas? Dariam para ele? Ops! Desculpem gente, acho que estou sofrendo os efeitos de uma overdose de erotismo!

Chris Dumont

Em tempo, mostrei o blog para o Dudu antes de publicar e ele me perguntou: “_E se meus amigos virem o seu post? O que eu vou dizer para eles????”

Sei lá, Dudu. Diz que é choque cultural!

=================================

——————-

O “Família Brasileira na China” está participando do concurso Top Blog 2012. Se você já votou, valeu mesmo! Se ainda não votou, gostou do que leu e quer votar, é só clicar no logo do prêmio, preencher seu nome e email e aguardar receber a confirmação do voto por email.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]