• Carregando...
Shenzhen é linda!
Shenzhen é linda!| Foto:

Vida de Expatriado 2

 

Assim que cheguei à China, pensei logo em me matricular na Shenzhen University para aprender mandarim. Uma colega turca, com anos de experiência em mudar de um país para o outro, puxou o meu freio de mão e disse:

_ Chris, nos primeiros dias de China, você vai ficar eufórica. Lá pelo terceiro mês vai começar a ficar deprimida; depois vai querer ir embora de vez até que, seis meses depois, estará adptada e poderá iniciar a sua vida de verdade. Então espere um pouco antes de sair se matriculando na universidade assim de cara.

Eu respondi:

_ Ayla, eu levanto todos os dias eufórica, vou deprimindo ao longo da manhã, na hora do almoço quero voltar para o Brasil, vou melhorando na parte da tarde e de noite, quando todo mundo volta para casa, estou pronta para começar tudo de novo. Esse ciclo de 6 meses acontece comigo todo santo dia!!!

Semana passada ouvi uma outra história similar que dizia que a adaptação à China pode ser classificada em cinco Ds. A coisa acontece mais ou menos assim:

1.DESLUMBRE

Shenzhen é linda!

Shenzhen é linda!

“Os templos budistas são magníficos! A iluminação dos shoppings, prédios e monumentos fazem Shenzhen ainda mais linda durante à noite! Imaginem que até praia nós temos aqui. Parece Buzios! O jardim botânico é um passeio à parte. Aliás, os jardins são maravilhosos! Shenzhen é uma cidade tão moderna quanto qualquer metrópole norte americana”!

 

    “Sábado de manhã os supermercados ficam lotados! E o que são essas motinhos andando em cima das calçadas! Olhem como ficam as praias depois de um dia de sol! Comida chinesa no Brasil não é nem parecida com isso que eles servem por aqui.”

     

      Isso é o que eu chamo de diferenças culturais!

      Isso é o que eu chamo de diferenças culturais!

      “Por que as suites na China tem o quarto e o banheiro separados por um vidro? Para ver exatamente o que? A gente também nunca sabe se ao entrar em um loja recém inaugurada deve dar os parabéns ou os pêsames. E as decorações de natal que parecem uma incompreensível obra de arte moderna! Quando a criancinha chinesa precisa de um castigo, a mãe a leva para brincar no cachorro raivoso do parquinho. E essa propaganda? Isso é gel para …ou para….? Channl? A falsificação na chinesa atingiu níveis elevados de sofisticação, literalmente!”

       

      4.DESESPERO

       

      Descobrindo o lado mais diferente do chinês

      Descobrindo o lado mais diferente do chinês

      “Meu Deus, será que eles servem rabo nos restaurantes que a gente frequenta? E o que eles fazem com essas cabeças de bode sorridentes? As motos em cima da calçada aumentam a cada dia e, como se não bastasse, carrinhos cheios de fogos de artifício circulam tranquilamente pelas ruas. Sem falar das roupas estendidas nos jardins públicos para secar ao sol. Mas o pior mesmo é essa eterna poluição acizentando os céus de Shenzhen. Saudades do Brasil!”

       

      5.DEU!

      Deu é deu, não precisa de exemplificação.

      Os 5Ds são, na realidade, uma grande brincadeira e uma bela desculpa para eu resgatar minha fotos antigas e apresentá-las para vocês. Elas mostram com muita clareza o que se chama de “diferença cultural”, um conceito interessante, mas difícil de ser compreendido ou percebido. E é exatamente nas diferenças culturais que está a riqueza de morar no exterior e a oportunidade de aumentar os próprios limites.

      O maior erro que um expatriado pode cometer é começar a achar que no seu país de origem tudo é uma maravilha e que em seu novo lar tudo é uma droga! Em todo lugar do mundo há coisas ruins que exigem um nível maior de tolerância, paciência e aceitação e coisas boas que nos dão prazer e nos fazem sorrir. O mais importante de tudo, no entanto, é não se esquecer nunca, jamais em hipótese alguma de que você está aqui por que deseja estar e que hóspede educado não sai botando os pés em cima da mesa do dono da casa e nem fala mal da comida que serviram no jantar.

      Ser feliz ou infeliz é uma questão de escolha, morando no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.

      Christiane Dumont

      Christiane Dumont

      Christiane é certificada pela Sociedade Brasileira de Coach em Life&Personal Coach e atende pessoalmente e por Skype. Pós-graduada em propaganda e marketing, vive há quase cinco anos em Shenzhen, na zona do Cantão na China. Casada, mãe de 3 filhos, trabalha fornecendo suporte a brasileiros que desejam fazer negócios, estudar ou conhecer este país, além de escrever para mídias sociais sobre suas experiências como expatriada.

      christianedumont@hotmail.com

       

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]