Fachada do Bouquet Garni, restaurante que funcionou na esquina da Rua Visconde de Nácar e Alameda Dr. Carlos de Carvalho por 26 anos. Foto: Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo| Foto:

Abril é o mês em que começa e termina a história de um dos restaurantes vegetarianos mais conhecidos de Curitiba. O Bouquet Garni fechou as portas no dia 9 de abril, uma segunda-feira. A história do restaurante sob a administração da família Konzen começou no mesmo mês, há exatos 26 anos, quando Rafael Konzen comprou o restaurante de João Pedro Maciel.

CARREGANDO :)

“Não foi uma decisão fácil. Fazia um ano que estava me afastando para ter estrutura emocional para conseguir fechar esse ciclo”, contou Konzen. Foram vários os motivos para o fechamento do restaurante, explanou Konzen. A instabilidade econômica pela qual o Brasil passou nos últimos quatro anos, diminuição do movimento, alto custo de manutenção do ponto comercial e algumas questões particulares somaram para o fechamento.

Publicidade

A notícia foi divulgada na página do Facebook do Bouquet Garni (agora tirada do ar) e em avisos colados nos vidros do ponto comercial nas esquinas da Rua Visconde de Nácar e Alameda Dr. Carlos de Carvalho. Konzen torce para que outro restaurante vegetariano abra no lugar. “Espero que alguém queira continuar com um empreendimento vegetariano”, disse.

O Bouquet Garni funcionou por 26 anos ininterruptamente, fechando apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Além do buffet de almoço com dezenas de pratos quentes e frios, o restaurante mantinha um empório de produtos naturais. Até 2012 o restaurante se chamava Green Life. Entre 1977 e 1992, quando estava sob a administração de Maciel, chamava-se Verão Natural. A história foi contada por Rosy de Sá Cardoso há alguns anos no Bom Gourmet. O restaurante Verão Natural mudou de endereço na época e hoje funciona na Rua João Negrão, 140. O restaurante foi o primeiro vegetariano de Curitiba e seu fechamento foi lamentado nas redes sociais do restaurante.