i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Você, amanhã

Foto de perfil de Você, amanhã
Ver perfil

Um guia de navegação para o futuro em um mundo exponencial e em transformação

Você está cuidando dos seus dados?

A importância da segurança dos dados em um mundo hiperconectado

  • Allan CostaPor Allan Costa
  • 03/03/2020 12:00
A importância da segurança dos dados em um mundo hiperconectado
| Foto: Freepik

Você já parou para pensar na segurança das informações que deixa no mundo digital? Seu nome, CPF, email, número do celular, número do cartão, localização… Estamos tão acostumados a navegar com tanta fluidez pelo mundo online que poucas vezes nos damos conta do número gigantesco de informações que disponibilizamos.

Na semana passada, foi realizada em São Francisco a RSA Conference, um dos eventos mais importantes do mundo na área de cibersegurança. E os números são impressionantes.

Hoje, mais de 5 bilhões de pessoas possuem acesso à internet. Ela é um dos grandes exemplos de tecnologias exponenciais da história. Passamos de aproximadamente 1 milhão de usuários no início dos anos 90 para 5 bilhões em 2019. A internet trouxe diversas transformações e crescimento para pessoas do mundo inteiro. Permitiu o nascimento de negócios disruptivos e deu acesso e empoderamento a pessoas antes “isoladas”. 

Todo esse aumento no uso da internet, impulsionado pela democratização dos smartphones, das redes sociais e das plataformas, gerou também um aumento exponencial no número de dados gerados no mundo online. Nosso email virou praticamente a nossa identidade digital. Depois, passamos também a inserir nesse mundo o número do nosso cartão de crédito, para efetuar compras online. Começamos também a compartilhar a nossa localização, nossos interesses e fotos.

Pense por um segundo: quantas informações você já disponibilizou online? Você, alguma vez, já se perguntou para onde vão esses dados? Quais medidas de segurança as empresas utilizam para proteger as suas informações?

O aumento de usuários e, por consequência, de dados online, aumentou também os riscos envolvidos nessa história toda. Os problemas relacionados à falta de segurança dos dados é também um big deal para as empresas. Preste atenção neste dado: segundo estimativas, os gastos mundiais relacionados a cibersegurança chegarão a quase 134 bilhões de dólares em 2022.

Apenas na metade de 2019, vazamentos e ataques cibernéticos expuseram 4,1 bilhões de dados online. Em média, apenas 5% das pastas de arquivos de empresas são protegidas de forma adequada no mundo virtual. Em 2019, 540 milhões de arquivos com dados de usuários do Facebook foram comprometidos.

E você pode imaginar que essa preocupação com dados dos clientes é restrita a grandes empresas, com muitos dados disponíveis e que recebem ataques cibernéticos diários. Na verdade, 43% das empresas que sofrem com ataques cibernéticos e vazamento de dados são pequenos negócios. Desses pequenos negócios que sofrem ataques cibernéticos, 60% acabam fechando em até 6 meses após os ataques. Você percebe o quão grave é isso? Negócios inteiros estão sendo fechados por causa desses ataques. Muitas vezes, um simples certificado SSL ou versões atualizadas de ferramentas seriam suficientes para evitar investidas desse tipo.

O mercado de cibersegurança cresceu 30 vezes entre 2003 e 2018. E esse crescimento deve se manter nos próximos anos. Pense comigo: ainda existem bilhões de pessoas sem acesso à internet no mundo inteiro. Diversos países apenas começaram a sua inserção no mundo digital. Aí está um cenário com diversas oportunidades de negócios e riscos de segurança virtual. Além disso, com o avanço da Internet das Coisas, quando praticamente tudo terá conectividade, desde os nossos eletrodomésticos até as nossas roupas, imagine quão drástico poderia ser um ataque em massa a carros autônomos. Teremos que aprender a lidar com esse tipo de questão. E a hora de começar é agora.

Como você tem cuidado dos seus dados no mundo digital? Como a sua empresa lida com os dados dos seus clientes? Não são perguntas para o futuro. Acredite, essas são perguntas para o presente!

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Doarcy Junior

    ± 6 horas

    quem esta na chuva é pra se molhar ... nossos dados são informados por nós ... a exposição na rede é responsabilidade nossa ... não existe vítima nesse processo ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso