| Foto:
CARREGANDO :)

San Francisco é um charme, descontraída, alegre, leve, diferente. Um clima de “sei lá, relaxa!” paira no ar e contagia. A vontade que dá é passear, caminhar, cantar, fazer amigos, ser gentil, abraçar, amar! Sei lá, entende? (rs) Assim é San Francisco.

A cidade tem fama de ter um clima nublado, frio e com muito vento. No entanto não foi o que aconteceu nos 6 dias que passamos lá. O sol brilhou incansável e claro que a cidade então caiu ainda mais nas nossas graças. O Seba mesmo dizia a todo instante “com eu gosto daqui, como é linda San Francisco!” E olha que pra ele, crítico, repetir isso pelos menos 4 vezes por dia, todo dia, é porque realmente gostou. Em pouquíssimos lugar por onde passamos ele disse isso.

Publicidade

O sobe e desce das ladeiras, os bondinhos e as casinhas de madeira estilo vitoriano ditam o clima da cidade. Parece que São Francisco não tem muitas preocupações e seus habitantes são os mais variados possíveis. É a terra do alternativo e da diversidade. O clássico cruzamento das ruas Haight & Ashbury é famoso símbolo da contracultura hippie nos anos 60. Jimi Hendrix e Janis Joplin andaram fazendo história por ali. A rua toda é bacana, cheia de gente nem aí pro outros, alternativos, fora da casinha até. Cada um na sua e muita paz e amor! Andar por lá é diversão garantida. Fora as lojinhas, brechós e cafeterias descoladas.

San Francisco não tem um cartão postal apenas, têm vários! As ladeiras e a rua autodenominada a mais torta do mundo – a Lombard Street, a Golden Gate, o presídio de Alcatraz, a Álamo Square e sua vista da cidade, o Píer 39 no Fisherman’s Wharf… e assim vai!

A capital da diversidade teve um gostinho ainda melhor porque lá encontrei um outro amigo querido, brasileiro, que está morando ali, o Leonardo. Passamos dias divertidos e fizemos lindos passeios. A começar pela Golden Gate. Cruzamos de carro em direção a Salsalito e paramos em todos os mirantes que tinha. Cada um com um ângulo da majestosa ponte. Cruzar a Golden Gate de bike pode ser também uma boa opção. Uma dica bacana é ir até Baker Beach onde se tem uma vista bem bonita dela. Depois descemos na direção ao sul, pelas praias, passando por Pacífica, Mavericks (aquela famosa praia de surf, lembram?) e Half Moon Bay.

Publicidade

A quantidade de coisas pra fazer é grande e praticamente tudo de graça. Tudo ao ar livre. Não fomos a nenhum museu. Aproveitamos os dias lindos na rua, andando, circulando. O primeiro dia foi dedicado ao Pier 39, um shopping a céu aberto no waterfront com bares e restaurantes. Vale caminhar por ali pelo no Fisherman’s Wharf.

Dalí dá para ver a ilha do presídio de Alcatraz desativado em 1963, também famosa pelos seus moradores mafiosos ilustres. Por ali na calçada algumas empresas vendem cruzeiros pela baía até a ilha. Nós não fomos, ficamos olhando de longe.

Bem mais pra frente, mas ainda no Waterfront fomos conhecer o sabor de San Francisco no Ferry Building Market Place. Uma espécie de mercado municipal chique revitalizado com lojinhas e muitas comidinhas gostosas. Nas terças, quintas e sábados acontece uma feira do lado de fora.

Publicidade

Onde ficar
Nas duas primeiras noites ficamos num hotel super bem localizado, pertinho da Union Square. Porém, tudo em San Francisco é caro, muito caro. Encontramos o Hotel com preço bom (padrão San Francisco), mas não tinha estacionamento e deixar o nosso carro alugado na rua pagando por hora não ia rolar. No fim, optamos por sair da parte central de San Francisco e fomos para San Bruno, região um pouco mais afastada da cidade, com mais opções de hotéis baratos e com estacionamento. A dica é essa. Se você está de carro e quer gastar pouco, fique fora de San Francisco. O acesso à cidade é fácil e o trânsito não é tão ruim assim. Pelo menos não foi pra nós.

Um dia antes de partirmos em direção a Seattle, fomos para o sul conhecer Menlo Park. Ali é a maior concentração de gente rica e dos nomes da tecnologia. Cidadezinha simpática, tranquila, arborizada. Perto dali está instalado o Facebook, a casa de Mark Zukerberg e é onde vivia Steve Jobs.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

********************
Nosso próximo destino: Seattle

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook