| Foto:

Servida no hotel Wardorf há dois séculos, incrível, a salada que tem o mesmo nome do estabelecimento, ainda é um hit parade, principalmente nesta época. Fui eu fazer a minha para a ceia de Natal e não achei a receita, sempre repito, atendendo pedidos. Por isso, mais uma vez, publico a dita. Minha memória é péssima. Nunca lembro das quantidades e dos detalhes. Achei na Internet até uma versão contemporânea da Helena Rizzo, porém muito complicada para o meu gosto, prefiro comer no restaurante dela, quando tiver. Fui atrás de uma receita tradicional e fiz algumas adaptações. Deu certo, eu gostei. É da série ¨receitas para o Natal¨. Como atrapalhada que sou, perdi a foto da salada, corri fazer uma só de maçãs mesmo porque preciso ilustrar o post. Não é difícil imaginar como fica, até porque ela não é fotogênica. Outro dia, escutei alguém perguntar se tem uma máquina que corta as maçãs em tirinhas. Não conheço. Dá trabalho cortar assim, mas sempre acho que o resultado compensa. Não dá pra ter preguiça na cozinha. Se preferir, pra agilizar, corte em cubos. Use o descascador, aquele utensílio para tirar o caroço e o outro que corta em fatias grandes. Ajuda.

CARREGANDO :)

Salada Waldorf

Publicidade

Ingredientes

4 maçãs verdes (gosto de misturar e colocar uma, ou duas vermelhas)

1 talo de salsão

½  xícara de nozes picadas

1 xícara de creme de mesa fresco

Publicidade

1 copinho de iogurte grego sem açúcar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Passas brancas (opcional)

Suco de 2 limões

Modo de preparar

Publicidade

Fatie o salsão e pique as nozes.

Descasque as maçãs, tire as sementes, corte em meia-lua e coloque o suco de 1 limão para não escurecer.

Bata levemente o creme de mesa com o iogurte e o caldo de 1 limão (muitas pessoas preferem usar maionese no lugar do creme de mesa, ou ainda substituindo o iogurte) e misture numa tijela as maçãs, o aipo e as nozes picadas. Arrume em um prato de vidro bonito. Sirva a seguir.

Repolho roxo

Também procurei uma receita de repolho roxo na internet. Achei uma que dizia ser típica alemã. Acabei adaptando. Indicava deixar o repolho cortado marinando um dia antes, não vi diferença. Achei um pouco ácida, culpa do meu vinagre de xerez, talvez com o comum isso não aconteça, em todo o caso, exclui da minha versão.

Publicidade

Ingredientes

1 repolho roxo

2 maçãs

¼ de xícara de uva passas brancas

½ xícara de vinho tinto

Publicidade

Modo de preparar

Corte o repolho em tiras. Refogue no azeite e adicione a canela e o cravo. Acrescente o vinho tinto. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar devagar em fogo baixo, por mais ou menos uma hora, mexendo sempre. Acrescente água, se necessário. Depois junte as maçãs cortadas em pedaços e  uva passa branca. Acrescente o açúcar mascavo. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo. Se precisar, pode engrossar com um pouco de maisena dissolvida em água, eu não gosto.