festival culinária africana
Festival de Culinária Africana tem 30 opções de pratos.| Foto: Bigstock

A Associação dos Africanos em Curitiba Bomoko promove o 1º Festival de Comida Africana neste sábado (29), exclusivamente para retirada e delivery. O evento busca tornar as comidas africanas mais conhecidas em Curitiba. No total, o menu tem uma média de 30 pratos típicos, como o Cuisse Pondu Madesu, para serem encomendados, com preço máximo de 34 reais para duas pessoas. O menu completo estão no @bomokocuritiba e as encomendas podem ser feitas por direct e pelo WhatsApp 41 99162-6871.

De acordo com a presidente da Bomoko, Gloire Mvángi, a principal ideia do festival de comidas africanas é tornar a culinária de países africanos como o Congo, sua terra natal, mais conhecida. "Nossa comida é bem temperada com muita cebolinha, cebola, alho e pimentas, cujo grau de intensidade e quantidade variam de país para país. Lembra um pouco a comida baiana", compara.

Será a própria Gloire quem comandará a cozinha durante o festival, com receitas de comidas africanas que passam de geração em geração. No cardápio, há acompanhamentos como o fufu, preparo de fubá, que lembra uma polenta, mas que também pode ser feito de farinha de mandioca.  Aliás, a mandioca é muito presente da culinária africana. O Pondu, por exemplo, é um preparo feito a partir das folhas da mandioca, que também leva feijão.