• Carregando...
Antes da Coisa Toda Começar lida com o anseio de resgatar sensações do passado | Divulgação
Antes da Coisa Toda Começar lida com o anseio de resgatar sensações do passado| Foto: Divulgação

Em Antes da Coisa Toda Começar (confira o serviço completo), que estreia hoje dentro da Mostra 2011 do Festival de Curitiba, a premiada Cia. Armazém levará ao palco do Barracão Cietep uma imagem perturbadora: o espectro de um homem velho que sonha, a todo custo, viver de novo. Perdido em meio às ruínas do que teria sido um teatro, ele se debate, atado ao próprio passado, e começa a vasculhar gavetas há muito esquecidas, empoeiradas, com a ânsia de trazer de novo à vida as primeiras sensações que vivenciou.

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

Paulo de Moraes, diretor do grupo que nasceu em Londrina, mas hoje está sediado no Rio de Janeiro, procura trazer à cena justamente a violência, o arrebatamento desses momentos fundadores, que ocorrem numa fase da vida em que muitos se julgam fortes, capazes de tudo e quase invencíveis.

Nessa tentativa de resgate algo patética, na qual o fantasma tenta, provavelmente em vão, preencher o infinito vazio que sente, surgem três personagens. Todos em crise, profundamente angustiados. São limítrofes e flertam com a morte.

Na peça, cuja dramaturgia é assinada por Moraes e Mauricio Arruda Mendonça, os caminhos desses seres, quase tão fantasmagóricos quanto o próprio velho, não se entrecruzam. Ca­­da um deles empreende idas e voltas no tempo. Um deles é uma cantora, que sobreviveu a uma tentativa de suicídio. O papel, que na temporada carioca da peça foi vivida por Simone Mazzer, atualmente na França, desde as apresentações em São Paulo é interpretado pela curitibana Rosana Stavis.

Em entrevista coletiva concedida ontem no Memorial de Curitiba, quartel-general do festival, Moraes diz que, embora criado para Simone, o papel está em excelentes mãos. "Conheço a Rosana há muitos anos e ela é uma excelente profissional. Ela foi muito elogiada em São Paulo, como a Simone havia sido no Rio. O público adora a atuação dela."

Os outros personagens de Antes da Coisa Toda Começar são tão complexos quanto a cantora. Uma é uma garota apaixonada pelo irmão e inconformada pela proibição desse amor. O terceiro é um artista que não tem confiança em seu talento.

Em princípio, não há nada que conecte essas histórias todas. Mas as aparências enganam: esses personagens nada mais são do que fragmentos do velho ator que surge em cena no início da montagem e representam desdobramentos de lembranças e experiências vividas.

Outro fio que costura essas narrativas independentes é a música. As canções, ainda que não se trate propriamente de um musical, têm função narrativa e os atores lançam-se ao rock and roll para se comunicar e se reconectar com o mundo.

Serviço:

Antes da Coisa Toda Começar (confira o serviço completo). Direção de Paulo Moraes. Com a Cia. Armazém.

Hoje e amanhã, às 21 horas, no Barracão do Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico).

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]