Alimentação equilibrada é uma prática que influencia no seu bem estar
Alimentação equilibrada é uma prática que influencia no seu bem estar| Foto: Foto: Divulgação/Freepil
  • Por Veg e Lev
  • 12/06/2023 15:25

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é ‘’um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade’’. Mas como saber ou garantir um estado de completo bem estar? Algumas indicações sugerem seguir uma alimentação equilibrada, fazer acompanhamento médico e fazer exercícios físicos regularmente são práticas que podem  auxiliar você a descobrir e manter uma vida saudável. Confira a seguir 59 práticas para alcançar o seu bem estar.

1. Você segue uma alimentação equilibrada

Todos nós já ouvimos algumas orientações sobre o papel da alimentação para nossa saúde. Mas você sabe o por que ela é tão importante? Uma alimentação adequada desempenha um papel fundamental na manutenção de uma vida saudável; entenda a seguir:

  1. Nutrientes essenciais: É através da alimentação que obtemos nutrientes necessários para a manutenção do nosso corpo. Uma alimentação bagunçada, pode levar a deficiências de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, prejudicando o crescimento, desenvolvimento, reparo de tecidos, regulação do metabolismo e funcionamento adequado dos sistemas do corpo.
  2. Energia: Os alimentos nos dão energia. Sem eles é comum que o corpo sinta fadiga, fraqueza e dificuldades para realizar tarefas.
  3. Saúde e imunidade: Com a deficiência de nutrientes, o corpo pode enfraquecer não apenas perdendo energia, mas também, enfraquecer o sistema imunológico acarretando em diversas doenças. É por esse motivo que é necessário consumir conteúdos ricos em nutrientes para prevenir doenças, reduzir o risco de infecções e a recuperação mais rápida em caso de doença.
  4. Controle de peso: Uma alimentação equilibrada, auxilia a manter um peso saudável, adicionando gorduras boas e essenciais. É importante destacar que corpo magro não é sintoma de saúde pois a dieta pode ser pobre em nutrientes levando a outras complicações. Uma dieta balanceada ajuda a evitar o excesso de peso e a obesidade, que estão associados a uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
  5. Saúde mental: Estudos mostram que certos nutrientes, presentes em uma nutrição adequada, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B e minerais como o magnésio, estão associados a um menor risco de depressão e ansiedade contribuindo para a clareza mental e o bem-estar emocional.

Saiba Mais: A influência da alimentação saudável na sua rotina

É interessante adotar em sua rotina alimentos leves, ricos em nutrientes e que tem um papel funcional em seu corpo. Como mostramos em um conteúdo anterior, ‘’Alimentação funcional: conheça os super alimentos e saiba como incluí-los em sua dieta ‘’, a abordagem da alimentação funcional está centrada na ideia de que a escolha adequada dos alimentos contribui com um papel importante para o indivíduo prevenindo e tratando de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer e doenças inflamatórias.

Veja também: Mudança de hábito: como incluir o cuidado com a alimentação em sua rotina diária  

Dieta Saudável

Se alimentar de modo saudável não significa se privar do consumo de doces ou frituras, mas balancear sua alimentação sempre priorizando sua saúde. Como mudança de hábito é possível inserir em sua rotina a prática de cozinhar os próprios alimentos frescos em sua casa, priorizar no delivery o consumo de alimentos mais saudáveis e leves. E ainda, caso goste de realizar sua alimentação fora de casa, procure sempre restaurantes referências em alimentação saudável de sua região como o Veg e Lev, que trabalham com ingredientes de qualidade e de forma balanceada. Restaurantes como o Veg e Lev, podem ser excelentes parceiros nessa mudança de hábito.

Confira também: Alimentação saudável: saiba quais os itens que precisam fazer parte da sua dieta


2. Você pratica exercícios regularmente

Muito além da questão estética, praticar exercícios físicos é essencial para o fortalecimento do nosso corpo, circulação sanguínea, manter o peso adequado e promover a saúde cardiovascular.

Encontre uma atividade que você goste e encaixe em sua rotina, como caminhar, correr, nadar, praticar ioga ou dançar. O importante é se movimentar regularmente e não cair na pressão de que é necessário fazer todos os dias e por longos períodos de maneira intensa. Escute seu corpo e comece devagar, com o passar do tempo, a atividade física se torna uma prática prazerosa.

3. Você cuida da sua saúde mental

Engana-se quem pensa que cuidar da saúde mental é ser uma pessoa ‘’zen’’, não é bem por aí. Cuidar de sua saúde mental é não forçar seu corpo para níveis de estresse e produtividades. É compreender seus limites e apostar em momentos de relaxamento, meditação, praticando hobbies e apoio emocional quando necessário. É sobre descansar e também prestar atenção em si mesmo, em seus sentimentos e emoções, e buscando ajuda profissional se sentir necessidade.

Veja também: Rotina saudável: confira quatro dicas para melhorar seu dia a dia

4. Você se sente bem descansado ao acordar

Uma boa noite de sono é vital para a recuperação e regeneração do corpo. Procure manter uma rotina de sono adequada, dormir a quantidade de horas necessárias e acordar se sentindo revigorado são sinais de uma boa saúde. Uma dica também é esperar uns minutos antes de levantar da cama para começar o dia com mais calma. Ficar na cama uns minutinhos a mais pensando livremente contribui para começar o dia mais disposto. Teste e veja como é uma prática muito melhor do que pular da cama e já começar a ser produtivo.

5. Você faz acompanhamento médico e realiza exames de rotina 

Se possível consulte um médico regularmente para realizar exames de rotina. Estes exames são fundamentais para detectar problemas de saúde em estágios iniciais. Alguns exames importantes incluem:

  1. Peso ideal: Consulte o seu Índice de Massa Corporal (IMC), essa ferramenta estima se uma pessoa tem um peso saudável ou se está acima do peso ou abaixo do peso.
  2. Frequência Cardíaca: Veja sua frequência cardíaca em repouso e durante atividades físicas.
  3. Açúcar no sangue: Importante realizá-lo regularmente e ainda com mais atenção caso tenha histórico de diabetes na família
  4. Pressão arterial: É importante para identificar possíveis problemas cardiovasculares.
  5. Circunferência da cintura e do quadril: Monitorar o tamanho da cintura e do quadril para avaliar o risco de doenças metabólicas.

Outros exames importantes

Outros exames essenciais para conhecer seu corpo são os exames de urina, fezes e de vista para detectar qualquer irregularidade ou problema de saúde. No caso das mulheres, é importante realizar periodicamente exames ginecológicos para o cuidado da saúde feminina.

Sua saúde é um processo contínuo e individual. Leve em conta e respeite as suas necessidades e limitações. Quando necessário busque orientação médica ou psicológica adequada. Priorize seu bem-estar e invista em hábitos saudáveis para ter uma vida plena e saudável. Se você não cuidar de você ninguém mais vai. 
Que tal começar essa mudança hoje através de sua alimentação? Conheça o Veg e Lev!