• Carregando...

Bob Wollheim esteve ontem em Curitiba para participar de um e-talk, evento realizado pela Endeavor para trazer capacitação aos novos empreendedores. O tema do encontro foi o bootstrapping, termo inglês que se se referia a um acessório para calçar botas. Hoje, é usado como sinônimo de criar um empreendimento usando somente recursos próprios, sem recorrer a investidores externos.

Qual a importância do bootstrapping?

Bootstrapping é fazer a coisa acontecer com recursos mínimos. É importante, pois pode mitigar vários riscos e evitar gastos desnecessários mas, por outro lado, às vezes o bootstrapping pode matar uma boa ideia, pois os recursos são tão limitados que a entrega do produto/serviço fica muito aquém do desejável e inviabiliza tudo. É preciso ter cuidado com as palavras da moda e sair fazendo coisas sem pensar e sem entender o que elas significam.

Quais as recomendações para os empreendedores não perderem uma boa ideia por falta de recursos?

Não existe uma fórmula, mas a minha sugestão é que eles tentem de tudo, verifiquem todos os órgãos que investem a fundo perdido (e cumpram a burocracia, que muita gente acha trabalhosa e já desiste antes de tentar). Ou seja, não desistam e inovem na própria maneira de encontrar o capital necessário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]