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Rodrigo Turra, da Redirect Digital Marketing: aos 38 anos, mudanças na carreira e na família | Antônio More/ Gazeta do Povo
Rodrigo Turra, da Redirect Digital Marketing: aos 38 anos, mudanças na carreira e na família| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Qual a sua idade?

Veja os pontos positivos e negativos de cada faixa etária, segundo a consultoria Fran Systems.

Dos 20 aos 30

Os jovens têm muita energia, impulsionados pela conclusão da universidade. Mas o entusiasmo exagerado pode prejudicar na hora de avaliar cenários para a empresa.

Dos 30 aos 40

Tendem a ser mais cautelosos e ter uma reserva financeira para riscos. Mas muitos estão constituindo família e podem perder o foco.

Após os 40

A experiência torna o empreendedor mais seguro. Mas um erro representa um grande risco, caso ele não esteja estabilizado financeiramente.

Para abrir uma empresa não há idade, é certo, mas cada momento da vida do empreendedor tem características próprias que devem ser levadas em consideração na hora de empreender. Quem conhece melhor a si mesmo pode aproveitar de forma mais objetiva os pontos positivos e negativos de cada faixa etária – o perfil não vale como regra, mas são indicativos de caminhos que podem ajudar ou atrapalhar o empreendedor.

Dos 30 aos 40 anos, o profissional tende a ser mais cauteloso e, com uma reserva de capital, se permite a arriscar. Nessa idade, porém, é que muitos estão constituindo família, o que pode desviar o foco nos negócios.

Foi nesse momento que o empresário Rodrigo Turra, na época com 38 anos, criou a agência de marketing digital Redirect Digital Marketing. O momento profissional era propício: havia passado por um cargo executivo em uma grande empresa e foi sócio em uma agência que abria um escritório em Curitiba, o que lhe permitiu um contato maior com o empreendedorismo.

Hoje, aos 42, ele lembra que, quando se tornou sócio da empresa, tinha acabado de se casar. Quando abriu a própria agência, seu filho nasceu. Apesar dos eventos familiares, Turra não perdeu o foco no negócio. "Em um primeiro momento foi um risco na carreira, ainda mais no primeiro ano de casamento. Com o filho, há mais temores, mas com dedicação e reserva, eles passam a ser mais calculados. Há um medo de entrar, mas no dia a dia o risco continua. É preciso aprender a andar na corda bamba", ressalta.

Segundo José Gava Neto, gerente de Programas Estaduais do Sebrae-PR, a experiência ajuda a medir os possíveis problemas. Ele lembra, porém, que os mais jovens estão conseguindo conquistar espaço, com custos baixos e sem grandes riscos, graças à internet. "Os problemas, seja para os mais jovens ou mais velhos, começam a aparecer quando a empresa começa a crescer. Não há idade para empreender, mas em todos os casos é necessário planejamento", pondera.

Para o presidente da Fran Systems, Batista Gigliotti, os empreendedores não devem arriscar mais de 30% do seu patrimônio na nova empresa – principalmente se eles tiverem mais de 40 anos, idade na qual um erro pode ser difícil de ser reparado. "Para evitar riscos, em qualquer idade, é preciso sempre um bom plano de negócios. Com isso, qualquer empreendedor pode fazer dar certo a empresa", ressalta.

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