O escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes que envolveu veículos da Volkswagen nos Estados Unidos abalou o establishment corporativo e político da Alemanha. E analistas alertam que a crise na montadora pode evoluir para uma ameaça à maior economia da Europa.
A Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do país e um dos seus maiores empregadores, com mais de 270 mil funcionários diretos, sem contar os postos de trabalho nas empresas fornecedoras.
Governo alemão nega que tinha conhecimento da fraude
Leia a matéria completaPresidente global da Volkswagen renuncia em meio a escândalo nos EUA
Leia a matéria completaO presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, pagou o preço pelo escândalo sobre os testes manipulados de emissão de poluentes ao renunciar nesta quarta-feira, e agora os economistas estão avaliando o impacto sobre a até agora saudável economia alemã.
“De repente, a Volkswagen tornou-se um risco para a economia alemã maior do que a crise da dívida grega”, disse à Reuters o economista-chefe do ING, Carsten Brzeski. “Se as vendas da Volkswagen na América do Norte afundarem nos próximos meses, isso causará um impacto não somente para a empresa, mas para a economia alemã como um todo”, acrescentou.
A Volkswagen vendeu quase 600 mil automóveis nos EUA no ano passado, cerca de 6% das 9,5 milhões de unidades vendidas globalmente.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) disse que a companhia pode ser multada em até US$ 18 bilhões, mais do que todo seu lucro operacional do ano passado.
Empregos ameaçados
Embora a multa possa ser coberta com os 21 bilhões de euros (US$ 24 bilhões) que a companhia tem em caixa, o escândalo tem gerado temores de grandes cortes de empregos.
A preocupação mais ampla para o governo alemão é que outras montadoras como a Daimler e BMW possam sofrer consequências da catástrofe da Volkswagen. Não há nenhuma indicação de má conduta por parte das duas empresas e alguns analistas dizem que um impacto maior seria limitado.
O governo alemão disse nesta quarta que a indústria automotiva permanece um “pilar importante” para a economia, apesar do agravamento da crise em torno Volkswagen.
Mas analistas alertam que é exatamente essa dependência do setor automotivo que pode gerar uma ameaça para uma economia, que deve crescer 1,8% este ano. A Alemanha já está tendo que enfrentar a desaceleração da economia chinesa.
“Se as vendas de automóveis caírem, os fornecedores também seriam afetados e com eles toda a economia”, disse à Reuters o especialista do setor automotivo do instituto DIW, Martin Gornig.
Em 2014, cerca de 775 mil pessoas trabalhavam no setor automotivo alemão -- quase 2% de toda a força de trabalho do país.
Além disso, automóveis e autopeça são os produtos de exportação de maior sucesso da Alemanha. O setor exportou no ano passado US$ 225 bilhões, sendo responsável por quase um quinto do total das exportações alemãs.
“É por isso que este escândalo não é uma ninharia. A economia alemã foi atingida na sua essência”, disse Michael Huether, chefe do instituto econômico IW da Alemanha.
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