Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Disputa

Oposição romena quer impeachment do presidente

Coalizão de inclinação esquerdista acusa Traian Basescu, de centro-direita, de exceder sua autoridade e de intrometer-se nas instituição do país

04/07/2012 | 11:51 |
  • Comentários

A coalizão que governa a Romênia disse nesta quarta-feira que vai iniciar os procedimentos de impeachment contra o presidente Traian Basescu, o último episódio da disputa entre o presidente e o primeiro-ministro Victor Ponta.

A moeda romena, o leu, ficou sob pesada pressão de venda após a divulgação dos planos de suspender o presidente. O euro subiu para uma máxima de 4,4715 leus.

Eugen Nicolaescu, parlamentar do Partido Liberal, afirmou que a coalizão, de inclinação esquerdista, vai entregar 17 páginas de documentos sobre o impeachment para o Parlamento até o fim do dia. Ele não quis dizer por que Basescu, de centro-direita, deve sofrer o processo, mas a coalizão o acusa de exceder sua autoridade e de intrometer-se nas instituição do país.

Na terça-feira, os legisladores expulsaram os porta-vozes de ambas as casas do Parlamento, ambos aliados de do presidente, e os substituíram por políticos próximos ao primeiro-ministro. Basescu e Ponta vêm brigando pelo poder desde que Ponta foi eleito, no dia 7 de maio. As informações são da Associated Press.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade