• Carregando...
Ministro do STF Gilmar Mendes e senador Sergio Moro (União Brasil).
Ministro do STF Gilmar Mendes e senador Sergio Moro (União Brasil).| Foto: Montagem sobre fotos de Carlos Humberto/STF e Marcos Oliveira/Agência Senado

Na terça-feira (2), antes de um pedido de vista suspender o julgamento de Sergio Moro (União Brasil) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o senador paranaense se reuniu com o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. O placar do julgamento está em 1 a 1, com o relator Luciano Carrasco Falavinha Souza votando contra e o desembargador José Rodrigo Sade a favor da cassação do mandato de Moro.

Segundo o jornal O Globo, o encontro se deu no gabinete do ministro e ocorreu a pedido de Moro. Além do julgamento na Justiça Eleitoral, ambos teriam tratado de “temas variados” e em um “tom ameno”.

Mendes é crítico ferrenho da Lava Jato e da atuação de Sergio Moro e dos procuradores da operação. Em maio de 2023, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro disse que Curitiba “gerou Bolsonaro” e “tem o gérmen do fascismo”. Após a repercussão negativa das falas, Mendes explicou que sua crítica não foi direcionada ao povo de Curitiba, e sim à Lava Jato.

“Ontem, em entrevista ao Roda Viva, usei uma metonímia que merece explicitação. Jamais quis ofender o povo curitibano. Não foi Curitiba o gérmen do fascismo; foi a assim chamada ‘República de Curitiba’ (Operação Lava-Jato e os juízes responsáveis por ela na capital paranaense)”, disse o ministro.

Em resposta, o senador afirmou que não tem “a mesma obsessão” que Mendes tem por ele. “Não tenho a mesma obsessão por Gilmar Mendes que ele tem por mim. Combati a corrupção e prendi criminosos que saquearam a democracia. Não são muitos que podem dizer o mesmo neste país”, escreveu o senador.

Lava Jato tentou coisas que nem o AI-5 conseguiu em plena ditadura, disse Gilmar Mendes

Em outra entrevista, desta vez ao portal Brazil Journal, Mendes afirmou que Moro usava a mídia para “emparedar” o STF durante a Lava Jato. Em um dos trechos, o ministro afirmou que o então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba descumpriu decisões da suprema corte. “Obviamente, todos nós éramos perguntados todo o tempo por Curitiba e pela mídia: ‘Essa decisão contraria a Lava Jato’. Como se estivéssemos obrigados a seguir a Lava Jato!”, disse.

Em outro trecho, o ministro do STF disse que procuradores da Lava Jato tentaram apresentar reformas institucionais, entre elas “praticamente acabar com o habeas corpus, coisa que nem o AI-5 conseguiu em plena ditadura. Foram as tais dez medidas apresentadas ao Congresso”, apontou.

Correção

O encontro entre o Senador Sergio Moro (União Brasil) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ocorreu na terça-feira (2), e não nesta quarta-feira (3), como havia sido erroneamente publicado.

Corrigido em 04/04/2024 às 10:08
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]