• Carregando...
 | Antonio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo

O clichê diz que, em consonância com o clima da cidade, aqueles que nasceram em Curitiba são frios, fechados e dados a poucas amizades. Há muitos assim, é verdade, mas sorte é que, não raramente, a cidade surpreende o mundo com pessoas como o médico Julio Raphael Gomel.

Julio nasceu numa capital paranaense de outra época, cidade ainda pequena, em que todo mundo conhecia todo mundo. Seu pai, Davi, era imigrante turco e judeu sefaradim, daqueles que gostam de longas conversas, de casa e mesa cheias. Passou a infância a brincar pelos corredores do armarinho da família, instalado na Praça Tiradentes, estudou no Colégio Estadual do Paraná e cursou Medicina na Universidade Federal do Paraná, onde presidiu o Diretório Acadêmico Nilo Cairo.

Mesmo com todo esse atestado de “curitibanice”, cercou-se de amigos durante a vida toda e nunca recusou ajuda a quem precisava. Tanto é que os filhos, Denise e Flavio, não conseguem contar quantas vezes ouviram de conhecidos que Julio era considerado um pai ou um irmão. “Brincávamos que tínhamos muitos irmãos e tios”, conta Denise, que diz nunca ter encontrado alguém tão sociável quanto o pai.

Também pudera. Em vida, Julio não perdeu a oportunidade de conhecer pessoas. Exerceu a medicina durante mais de meio século, com consultório instalado em plena Rua XV de Novembro. Sempre presente nas rodas de conversa da Boca Maldita, também foi conselheiro do Clube Atlético Paranaense por mais de 40 anos e frequentador do Clube Curitibano.

Leia também: Julio Gomel, o rei do abraço

Com a gaúcha Heidi, que conheceu em uma festa em Porto Alegre, foi casado por 24 anos. A separação, porém, não lhes privou do contato e da união. Como pai e avô, foi exemplar. Quando Denise e Flavio eram crianças, Julio sempre os acompanhava ao antigo Clube do Golfinho, onde os filhos praticavam natação, e não perdia a oportunidade de levá-los a competições fora da cidade.

A Flavio e seus filhos, Bernardo e Bruno, transmitiu o amor pela medicina. Já a Vitor, filho de Denise, a paixão pelo Furacão. A única neta, Elena, era a princesinha do avô. Enquanto o pequeno Davi, batizado com o nome do bisavô e xodó de toda a família, adorava presentear o doutor Julio com desenhos.

O carinho e a dedicação do médico, porém, conseguiram alcançar muito mais pessoas do que sua família, amigos e pacientes. Durante anos, dedicou-se ao Lar O Bom Caminho, que cuida de crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de participar do dia-a-dia da associação, angariava fundos para o lar, com colegas, amigos e empresários. Foi Julio, inclusive, que começou a organizar o Jantar das Estrelas, do Clube Curitibano, que revertia toda a renda para O Bom Caminho.

Por seus serviços prestados como médico, recebeu duas homenagens do Conselho Regional de Medicina do Paraná. A primeira, em 2002, foi a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, entregue a profissionais que atuam em prol de causas humanitárias e sociais. Em 2004, recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de profissão. Mais do que merecido para alguém que passou a vida a se preocupar com todos, por pura vocação.

Deixada a sua marca no mundo, descansou em julho. A quem fica, resta a saudade e a certeza de que o caminho trilhado por Julio não foi em vão. Deixa irmã, dois filhos e cinco netos.

Dia 24 de julho, aos 85 anos, de insuficiência cardíaca, em Curitiba.

Colaborou: Mariana Balan.

-

Lista de falecimentos

Adolpho Kruger Pereira, 90 anos. Profissão: desembargador. Filiação: Agostinho Pereira Alves Filho e Euthalia Kruger Pereira. Sepultamento ontem.

Adriano Alves Simiano, 46 anos. Profissão: frentista. Filiação: Osair Simiano e Genilde Alves Simiano. Sepultamento ontem.

Alcides Egmar Maito, 82 anos. Filiação: Anchises Egmar Maito e Idalina Mercedes Maito. Sepultamento ontem.

Alessandro de Jesus Batista, 32 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luiz Carlos Batista e Maria Nelita de Jesus Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Associação de Moradores da Vila Santa Helena, no bairro CIC.

Alexandre Wanes dos Santos, 25 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Antônio Wanes dos Santos e Ivone Wanes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da capela mortuária do local.

Ângela Regiane Guimarães, 40 anos. Profissão: autônoma. Filiação: João Guimarães e Ernestina de Lima Guimarães. Sepultamento ontem.

Ângelo Ogrodovicz, 26 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Luiz Ogrodovicz e Sueli Machado dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Mandirituba.

Anna Motijenko, 98 anos. Profissão: professora. Filiação: Mekefor Mindevich e Ahafia Nakoneczna. Sepultamento ontem.

Antônia Silva de Almeida, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Paulo dos Santos e Joana da Costa e Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim Paranaense.

Belmira Lourença de Oliveira, 86 anos. Profissão: telefonista. Filiação: Maurílio Batista Pinto e Maria Luíza de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quatro Barras, saindo da Capela Comunitária Cajuru.

Carmen Nogueira César, 89 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel da Silva e Maria Constança Nogueira de Carvalho. Sepultamento ontem.

Carminda Aparecida da Costa Couto, 85 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Joaquim Flauzino da Costa e Benedita Cândida da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Lunardelli (PR).

Cláudia Araújo Oliveira, 66 anos. Profissão: do lar. Sepultamento ontem.

Creuza das Graças Machado Gomes, 65 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Francisco Machado Filho e Francisca Rosa Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Eduardo Luiz de Sousa, 24 anos. Profissão: atendente de farmácia. Filiação: Maria de Fátima de Sousa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela do Bairro Novo B, no Sítio Cercado.

Euclides Cândido Henrique, 66 anos. Profissão: supervisor. Filiação: Luiz Cândido Henrique e Odete de Ramos Henrique. Sepultamento ontem.

Helvecio Geraldo Andreis, 75 anos. Filiação: Sebastiana Andreis. Sepultamento ontem.

Jackson Willian Cordeiro, 29 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elsa Marinho Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.

Jair Chiarela, 65 anos. Filiação: Hamilton Chiarela e Carolina Chiarela. Sepultamento ontem.

João Avir Cordeiro, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Josefa Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

João Bueno do Espírito Santo, 91 anos. Filiação: Dionizio Bueno do Espírito Santo e Maria dos Anjos Foutoura. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Paranaguá.

João Maria de Christo, 52 anos. Filiação: José Ary de Christo e Maria da Luz de Christo. Sepultamento ontem.

José Carlos Rodrigues, 58 anos. Profissão: pintor. Filiação: João Nilton Rodrigues e Maria Benta Rodrigues. Sepultamento ontem.

Julieta Pessoa de Oliveira Silva, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Martimiano de Oliveira e Cristina Pessoa. Sepultamento ontem.

Lázaro de Paoli, 84 anos. Profissão: professor. Filiação: Giuseppe de Paoli e Maria Borgatto. Sepultamento ontem.

Leonina de Pádua de Oliveira, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olímpio Sabino de Pádua e Maria Rita de Pádua. Sepultamento ontem.

Lino Alves dos Santos, 70 anos. Profissão: servente. Filiação: Luiz Amâncio Pereira e Antônia Alves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.

Lourdes Bozza de Moura, 81 anos. Filiação: Francisco Bozza e Florida Gusso Bozza. Sepultamento ontem.

Manoel Vieira, 62 anos. Filiação: Antônia Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.

Margarida Sophia Nodolny Novakosk, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Nadolny e Izabel Nadolny. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela número 02.

Maria Arcidina de Souza Gomes, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Pedro de Souza e Eliza Franco de Souza. Sepultamento ontem.

Maria Augusta Ribeiro, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Vicente Ribeiro e Leodina Alves da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.

Maria da Conceição da Silva, 82 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Genuíno Antero Basílio e Maria Salina de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Vila Esperança, no bairro Atuba.

Maria da Silva Ravache, 66 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: Emílio Alexandrino da Silva e Júlia Alves da Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Maria do Pilar Cecyn Túlio, 73 anos. Profissão: procuradora. Filiação: Cecyn Jorge Cecyn e Maria Rosa Martins Cecyn. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela São Benedito, em Antonina.

Marioney de Souza, 52 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Hortencio Francisco de Souza e Maria de Jesus Silveira Pires. Sepultamento ontem.

Marita Maciel Moreira Blaskowski, 81 anos. Profissão: professora. Filiação: Itagiba Gomes Moreira e Maria Apparecida Maciel Moreira. Sepultamento ontem.

Marlise Baratto Lima, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olmar Baratto e Emília Massaro Baratto. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Maurício de Carvalho Hartin, 47 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Alberto Hartin e Sônia Regina Hartin. Sepultamento ontem.

Mercedes Fuchs, 81 anos. Profissão: secretária. Filiação: Otto Fuchs e Romilda Fuchs. Sepultamento ontem.

Orli Rogério Tives, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Ladislau Alves Tives e Noêmia Assink Tives. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Oscar Cubas Filho, 74 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Oscar Afonso Ribeiro Cubas e Maria Rosa Barbosa Cubas. Sepultamento ontem.

Ozires Dionizio Cordeiro Júnior, 50 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Ozires Dionizio Cordeiro e Olinda Ana Cordeiro. Sepultamento ontem.

Rumilda Ramos da Cunha, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ramos e Alice Maria Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 01.

Therezinha de Jesus Macedo Pereira de Miranda, 83 anos. Profissão: bibliotecária. Filiação: Haylton Macedo Pereira e Maria do Carmo Pinto de Macedo Pereira. Sepultamento ontem.

Toyoko Hassumi, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Toyoshigue Tsukamoto e Utako Tsukamoto. Sepultamento ontem.

Wilson Manoel da Silva, 66 anos. Filiação: Marcílio da Silva e Maria Honoria da Silva. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]