• Carregando...

O Paraná vacinou 230 mil pessoas contra a gripe neste sábado (5). O dado faz parte do balanço preliminar divulgado pela Secretaria de Saúde do estado no primeiro dia de imunização massiva contra o vírus. O número pode ser ainda maior, já que várias prefeituras não informaram a quantidade de doses distribuídas. A meta estadual é proteger pelo menos 80% das 1,6 milhão de pessoas alvo da campanha até o próximo dia 25 de maio. Em Curitiba, 18,2 mil pessoas foram vacinadas nos 53 postos de atendimento ao público montados na capital. O número equivale a 8% dos 200 mil moradores com maior risco de contrair a doença.

O público alvo da campanha de vacinação contra a gripe é os grupos populacionais considerados mais sujeitos a contrair a doença: gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

A campanha pretende proteger contra os três tipos de vírus da gripe com maior circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B.

Capital

Segundo a Secretaria de Saúde de Curitiba, a maioria das 18,2 mil pessoas vacinadas neste sábado é de idosos. Foram mais de 14,1 mil doses distribuídas ao longo do dia para esta parcela da população. Somente pela manhã, mais de 6,2 mil pessoas já haviam tomado a injeção contra o vírus. A capital imunizou ainda 1.078 gestantes e 3.024 bebês de 6 meses a 2 anos incompletos. Parte dessas crianças (2.055 pessoas) irão precisar fazer segunda dose em 30 dias. No momento da vacinação, os pais foram informados que devem retornar aos locais de imunização no mês que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]