• Carregando...
Confusão ocorreu na Avenida Nove de Julho | André Lucas Almeida/Futura Press/Folhapress
Confusão ocorreu na Avenida Nove de Julho| Foto: André Lucas Almeida/Futura Press/Folhapress

A Polícia Militar entrou em confronto com um grupo de estudantes na Avenida Nove de Julho, na região central de São Paulo, na noite desta terça-feira (1.º). A confusão começou quando a PM agiu por volta das 21h para retirar um grupo que bloqueava a via desde as 16h. Os manifestantes protestavam contra o fechamento de 92 escolas estaduais e plano de reorganização anunciado pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para 2016.

Pouco antes das 21h, um grupo de estudantes foi chamado pelo comando da PM para negociar a saída da via de forma pacífica. O coronel que comandava a operação pediu que os alunos deixassem o local, com o argumento de que eles bloqueavam a via há cinco horas e já tinham chamado bastante a atenção para as reivindicações exigidas.

Reorganização das escolas de SP não visa melhoria do ensino, afirma promotor

Leia a matéria completa

Em assembleia, os estudantes decidiram que não havia negociação e que a via permaneceria bloqueada por tempo indeterminado. Minutos depois, a Polícia Militar usou bombas contra os estudantes para dispersá-los. Alguns revidaram com pedras, mas a maior parte fugiu e se dispersou ao chegar na praça da República, ainda no centro.

Outro caso

Policiais e manifestantes entraram em conflito também nesta terça dentro da Escola Estadual Maria José, no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo, após pais e professores tentarem desocupar o colégio.

Governo Richa recua e desiste de fechar escolas e mudar o Família Paranaense

Leia matéria completa.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver um dos momentos da confusão. A PM chegou a usar gás de pimenta na ação.

No início das imagens, um policial empurra um dos manifestantes. Segundos depois ele é contido por outros policiais. Mesmo com a confusão, os estudantes decidiram permanecer na ocupação. A reportagem esteve na escola na manhã desta terça e registrou algumas cenas da confusão em fotos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]