• Carregando...
Kraft: poucos exemplares dos diários para que ninguém tenha acesso a eles | Reprodução RPCTV
Kraft: poucos exemplares dos diários para que ninguém tenha acesso a eles| Foto: Reprodução RPCTV

Confira reportagem da RPCTV com a descoberta dos diários avulsos da Assembleia Legislativa

Na parede da sala do setor de arquivo da Assembleia Legislativa do Paraná está afixado um aviso informando aos visitantes que somente com autorização do diretor-geral, Abib Miguel, é possível consultar os diários oficiais da Casa. O motivo para o excesso de zelo quem explica é o chefe de expediente e arquivo da Assembleia, Walter Kraft. Sem saber que estava sendo gravado, ele revelou a metodologia adotada pela direção do Legislativo para evitar que a imprensa e a sociedade cheguem até os documentos.

"Se a imprensa for na biblioteca, pode ter acesso a algumas coisas. Então pode ser que esconderam [parte dos diários] com a desculpa de que ia encadernar (sic)", disse Kraft. Ele ainda reconhece ironicamente a obscuridade da Assembleia. "Eu acho que a ditadura foi mais transparente." Desde 2008, a encadernação dos diários é justificativa para a direção da Casa não apresentá-los à imprensa. Ao circular pelas dependências da Assembleia, a reportagem observou que nem mesmo o setor de arquivo da Casa armazena todos os diários publicados. Faltam algumas edições numeradas e muitas avulsas.

Funcionários do setor, que foram ouvidos sem saber que estavam sendo gravados, contaram que nem todos os diários são enviados para arquivamento. "Há ordens superiores para não passar [os diários] para nós e para outros setores", conta um deles. Servidores disseram que é intencional o fato do setor ainda não ser informatizado. E que há uma espécie de oficina em um barracão com acesso restrito, onde muitos documentos ficam guardados.

A reportagem ontem procurou Kraft na Assembleia para que ele, oficialmente, explicasse suas declarações. Mas o chefe do arquivo não foi encontrado. Ele também foi procurado por telefone, mas o número que consta da lista telefônica em seu nome está inativo.

* * * * *

Confira trechos da conversa com o chefe do arquivo da Assembleia, Walter Kraft

Por que nem todos os diários vão para o arquivo da Casa?

É uma incógnita. Publicam um que fica para eles. Se um dia acontecer alguma coisa, dizem: "Eu tenho aqui, não sei por que os outros não têm". Mas se, de repente, eles são obrigados a publicar uma coisa, mas não querem que os outros tenham acesso, então eles fazem ali dez [exemplares]. Dez fica para alguns, em mãos seguras. Os outros não têm acesso. Eu acho que a ditadura foi mais transparente do que é hoje.

Leia a entrevista completa

* * * * *

Investigação de dois anos

A Gazeta do Povo publica, a partir de hoje, uma série de reportagens especiais sobre o que aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná nos últimos dez anos.

Leia a matéria completa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]