• Carregando...
Teori Zavascki, ministro do STF | Fellipe Sampaio /SCO/STF
Teori Zavascki, ministro do STF| Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Minutos depois da confirmação da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, nesta quinta-feira (19), políticos citados na Lava Jato começaram a emitir notas de pesar pelo ocorrido. Zavascki era o responsável na Corte pela relatoria dos processos envolvendo pessoas com prerrogativa de foro privilegiado na operação.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que recebeu a notícia com pesar e perplexidade. “Trata-se de um magistrado que ganhou respeitabilidade pelo senso de justiça, legalismo, equilíbrio e devoção às leis. O Brasil, a sociedade e o mundo jurídico perdem um de seus maiores expoentes”, disse o senador.

Caixa Zero: Morte de Teori enche a internet de teorias da conspiração; não acredite

Líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), disse que o país perdeu um “magistrado exemplar, eterno vigilante da Constituição, absolutamente coerente com suas convicções. Sua sobriedade fará falta à Nação e à Justiça do Brasil”.

Não haveria Lava Jato sem Teori, diz Moro

Leia a matéria completa

O líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a morte do ministro é “uma grande perda para o país, em especial para a Justiça brasileira”. “O ministro sempre desempenhou um trabalho com precisão técnica e discrição necessária”, afirmou Jucá.

A senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT) também se manifestou. “Lamento a morte do ministro Teori Zavascki. Era ministra-chefe da Casa Civil quando a presidente Dilma nomeou-o para o STF. Externo meus sentimentos à família”, foram as palavras da ministra.

O senador por Minas Gerais e presidente do PSDB, Aécio Neves, disse estar “profundamente impactado” pela notícia da morte de Zavascki. “O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte”, disse.

O senador Agripino Maia (DEM-RN), por sua vez, disse que “a Suprema Corte perde uma referencia que o Brasil vê como modelo de equilíbrio e saber jurídico”.

Também em nota, a bancada do PT no Senado lamentou o ocorrido e afirmou que “Zavascki desempenhou suas funções de forma isenta e independente à frente dos tribunais”. “Apesar de mais esta tragédia na vida pública do país, confiamos que as investigações sobre os casos de corrupção se mantenham pautadas pelo interesse público e pela transparência”, afirmam os senadores petistas em nota.

Câmara

Por enquanto, o único deputado citado na Lava Jato a se pronunciar sobre a morte de Zavascki foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele disse que “o ministro engrandeceu o Supremo Tribunal Federal com uma postura firme, discreta e justa”.

Ex-presidentes

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também lamentou a morte do ministro e expressou sentimentos de pesar a família de Zavascki. “Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro”, disse a petista.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou solidariedade à família do ministro. “O Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a magistratura em todos os postos que ocupou”, disse o ex-presidente em nota.

José Sarney (PMDB) também emitiu nota de pesar. Segundo o ex-presidente, Zavascki era “um magistrado sério, correto e brilhante”, que “prestou um grande serviço à magistratura brasileira com sua experiência e cultura jurídica”. “Recordo que o conheci ainda durante o meu governo, quando era juiz federal e foi nomeado para o Tribunal Federal do Rio Grande do Sul. De lá ascendeu ao Superior Tribunal de Justiça onde teve passagem marcante. Lamento enormemente sua morte e associo-me à dor de sua família nesse momento de pesar”, diz a nota.

Partido dos Trabalhadores

O PT Nacional emitiu nota dizendo que lamenta profundamente o falecimento. “Teori Zavascki foi um homem público exemplar, que dedicou sua vida à busca da Justiça. Durante toda sua carreira militou no serviço público. Foi um excepcional professor de Direito e autor de livros fundamentais. Deixará para a posteridade o legado de um magistrado respeitado por sua competência técnica, equilíbrio e ética”, diz o presidente do partido, Rui Falcão, em nota.

Petrobras

Pedro Parente, presidente da Petrobras – principal estatal afetada pela Lava Jato -, também divulgou nota de pesar. “Lamento profundamente o falecimento do ministro Teori Zavascki que relatou com tanta seriedade, firmeza e justiça os processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. É uma grande perda para a Justiça e para o Brasil”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]