A programação do 3.º Fórum de Agricultura da América do Sul – evento que o Agronegócio Gazeta do Povo realiza quinta e sexta-feira, em Curitiba – vai apresentar em detalhes a experiência da Expedição Agricultura Familiar, projeto desenvolvida nos últimos dois meses. 

CARREGANDO :)

Temas levantados em roteiros que somam 17 mil quilômetros por sete estados brasileiros serão abordados no painel Empreendedorismo Rural, com foco nas transformações registradas no sistema de produção agrofamiliar. O setor assume novo perfil no século 21, com atuação cada vez mais profissional e estruturada.

O painel vai traduzir com imagens, dados e depoimentos dos próprios produtores a realidade da agricultura familiar brasileira, que reúne entre 13 milhões e 15 milhões de pessoas e produz volume próximo de 70% dos alimentos consumidos no país.

Publicidade

Esses números se convertem em arranjos produtivos e oportunidades de negócios. Por outro lado, o setor ainda depende de apoio público: de assistência técnica a recursos para produção e apoio à comercialização. Nesse contexto, a estruturação de cadeias produtivas passa a ser meta de organizações públicas e privadas, bem como da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Mercado local

Um caso concreto de desenvolvimento de mercado será detalhado por Nivaldo Guimarães Vasconcelos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Curitiba. Ele vai mostrar, também no painel Empreendedorismo Rural, o programa de feiras noturnas que oferece alimentos da agricultura familiar a preço fixo de R$ 1,79 por quilo na capital.

A iniciativa, conhecida como programa Nossa Feira, estaria garantindo, aos produtores, preços um terço acima dos praticados no mercado atacadista e, aos consumidores, até 40% abaixo dos apresentados pelo comércio em geral. As feiras ocorrem em dez bairros e abastecem 10 mil pessoas.