• Carregando...
 | Fernando Zequinão/?Gazeta do Povo
| Foto: Fernando Zequinão/?Gazeta do Povo

Não é fábula nem conto de fadas: a saga das irmãs Grimm, em São Gabriel do Oeste (MS), mostra que trabalhar em família, com foco, formação profissional e vocação para a lavoura costuma dar ótimos resultados. E não há vilão que prevaleça no médio-longo prazo quando o conhecimento passa de pais para filhas. Em vídeo, texto e fotos, a Expedição Safra 2018/19 conta quem são as irmãs Grimm, assim como outros personagens que encontramos nas últimas semanas, na medida em que avançamos pelo roteiro em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Os bons resultados da integração lavoura-pecuária são contados pelo técnico agrícola Everaldo Jorge dos Reis, de Naviraí. Também no Mato Grosso do Sul, nossa equipe constatou a “invasão” de cooperativas do Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul o que chamou a atenção foi o cultivo cada vez mais precoce de soja, que ajuda a diminuir a pressão da ferrugem e fugir do calor de março, lá na frente.

Em Santa Catarina, conferimos a menor diferença entre as áreas de soja e milho do Brasil. Para alimentar uma vasta criação de suínos e aves, os catarinenses precisam de sete milhões de toneladas de milho por ano – e mais de quatro milhões têm de vir de outros lugares. Neste ano, Santa Catarina deve plantar 8% a mais de milho, que, naturalmente, tem muita liquidez no estado.

Confira, nos links abaixo, as reportagens que contam em mais detalhes o avanço da Expedição Safra.

Irmãs Grimm apresentam: a história das últimas espigas de milho de São Gabriel

Há 18 anos ele misturou bois com soja e hoje colhe os frutos dessa receita

Cooperativas ‘invadem’ e disputam agricultores de estado vizinho

Grão de ouro em Santa Catarina, milho ganha espaço nas lavouras

Palha, a melhor amiga da soja

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]