• Carregando...
A Fiat é uma das montadoras de carros ‘vítimas’ dos airbagas mortais da Takata. | Fiat / Divulgação
A Fiat é uma das montadoras de carros ‘vítimas’ dos airbagas mortais da Takata.| Foto: Fiat / Divulgação

Três modelos da Fiat são as mais recentes vítimas dos airbags mortais, que estão relacionados a 22 mortes no mundo e provocou o maior recall da história, com mais de 2 milhões de veículos só no Brasil  (veja a lista completa abaixo).

A montadora anunciou um recall de 81.697 unidades envolvendo os modelos UnoPalioGrand Siena, produzidos entre 2012 e 2013.

>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional

O Uno já foi um dos modelos mais vendidos no Brasil.Fiat / Divulgação

As unidades precisam ser vistoriadas devido a um possível defeito nos airbags do motorista e passageiro. Os atendimentos começarão nesta segunda-feira (10).

O equipamento, fabricado pela japonesa Takata, pode apresentar um problema na peça chamada insuflador, que abriga o gás que enche a bolsa inflável. Ele é causado pela exposição dos veículos a altas variações de temperatura e umidade absoluta.

>> Melhores e piores marcas de carro nas avaliações do Reclame Aqui

O Fiat Palio saiu de linha oficialmente no início deste ano.Fiat / Divulgação

Com isso, quando o sistema de segurança é acionado o insuflador se parte e lança fragmentos de metal da carcaça contra os passageiros, podendo causar graves ferimentos e até fatais. 

Lembrando que o dispositivo entre em ação diante de uma colisão frontal de intensidade moderada, e não apensas severa. As lesões seriam semelhantes a de facadas.

>> IPVA 2019: confira as datas para o pagamento

CONFIRA OS CHASSIS:
Carro Ano Chassis (não sequenciais)
Uno 2012 e 2013 397602 a 043575
Palio 2012 e 2013 090792 a 121717
Palio (feito na Argentina) 2012 e 2013 007964 a 603797
Grand Siena 2012 e 2013 034481 a 062830
Fonte: Fiat

Fiat orienta que os proprietários das unidades convocadas façam o agendamento numa concessionária da marca para a troca do módulo, que é gratuito e leva cerca de 2 horas. 

Para mais informações estão disponíveis o telefone 0800 707 1000 e o site oficial da fabricante.

Mais de 60 milhões de veículos foram chamados ao redor do planeta para a verificação e possível troca do dispositivo. No Brasil, o número já ultrapassa a 2,3 milhões de unidades das marcas AudiFCA (FiatChryslerRAM e Jeep), HondaMitsubishi, NissanToyotaVolkswagen, entre outras.

>> Tolerância para multas por excesso de velocidade pode aumentar

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

PLACA PADRÃO MERCOSUL GANHA NOVA DATA DE IMPLEMENTAÇÃO PARA CADA ESTADO O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) confirmou que as placas padrão Mercosul começarão a valer em todo o Brasil ainda em 2018, depois de a implantação ser adiada mais uma vez - estava prevista para 1.º de dezembro. Cada estado terá um prazo específico ao longo deste mês. O Rio de Janeiro, por ser único que já emplacava com o novo sistema, é o primeiro em que o novo padrão passa a ser obrigatório, em vigência obrigatória desde segunda-feira (3). Confira os prazos para cada estado e o DF: 🔹Até 3/12: Rio de Janeiro. 🔹Até 10/12: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia. 🔹Até 17/12: Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. 🔹Até 24/12: Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí. 🔹Até 31/12: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #placas #legislação #placamercosul #instacarros #emplacamento

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]