• Carregando...
Chevrolet Camaro foi todo personalizado com as cores e adesivos da polícia catarinense, com direito até a giroflex. | PMSC / Divulgação
Chevrolet Camaro foi todo personalizado com as cores e adesivos da polícia catarinense, com direito até a giroflex.| Foto: PMSC / Divulgação

Quem pensava que carros de polícia esportivos só circulavam pelas ruas de Dubai, engana-se. No Brasil também é possível ser abordado por um modelo que pode ser o sonho de consumo de muitos motoristas

Em Balneário Camboriú (SC), cidade do litoral norte famosa pela quantidade de carrões que desfilam pela beira-mar, uma viatura chama a atenção dos visitantes. 

>> Os carros de polícia que todos gostariam de dar uma voltinha

Um Chevrolet Camaro todo personalizado com as cores e adesivos da polícia catarinense, com direito até a giroflex.

Modelo é equipado com motor 6.2 V8, de 406 cv e 56,7 kgfm de torque.PMSC  / DIvulgação

Mas, curiosamente, não faz parte da frota que realiza o patrulhamento diário. No dia 30 de novembro ele começou a ser utilizado para ações de marketing da polícia militar em Camboriú, participando de provas esportivas e operações educativas escolares. 

>> PRF apreende Mustang comprado mais barato nos EUA e que chegou rodando ao Brasil

O cupê virou viatura depois que foi apreendido em 2013 numa operação feita pelo 12.º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina. É exemplar 2012 e originalmente com a carroceria amarela, cor que virou tema de música e era um hit sertanejo à época. 

Camaro foi apreendido durante uma ronda policial, encontrado abandonado e com as portas abertas, segundo informa o site Jornal do Carro

>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional

Esportivo é utilizado para ações de marketing da polícia militar em Camboriú.PMSC / Divulgação

Ao checar os dados do veículo, verificou-se que as características do muscle car não batiam com os números das placas e chassis registrados pelo Detran

O chassis da placa legítima pertencia a um carro roubado em Porto Alegre. Já o licenciamento tinha origem no Paraná, enquanto placa e lacre eram de Santa Catarina. 

>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime

Drogas, celulares e documentos falsos

Segundo relata o Jornal do Carro, a PM foi em busca do suposto dono. Questionado sobre os dados desencontrados, ele negou a propriedade do esportivo, mas repassou informações que possibilitaram à investigação chegar ao verdadeiro proprietário. 

O outro suspeito estava num apartamento, onde a PM encontrou drogas, equipamentos eletrônicos, extratos de movimentação bancária de outras pessoas documentos falsos e telefones celulares, além de R$ 1 milhão em dinheiro. 

Quando saíam do apê, os policiais abordaram um casal que chegava ao local. Com eles, foram apreendidos dois carros da Hyundai estacionados na garagem - um hatch i30, com placa falsa e que havia sido roubado, e um sedã Sonata - e duas motocicletas. 

>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais

As investigações revelaram que o Camaro fora comprado numa loja de usados, com pagamento em dinheiro. Mas a transferência de propriedade ficou em aberto, e assim foi possível apurar o verdadeiro dono. 

Todos os envolvidos na história, inclusive o primeiro suspeito interrogado, participavam de uma quadrilha e acabaram presos. 

Diante da situação irregular do veículo, a PM catarinense requisitou à justiça o “perdimento de propriedade”, para tomar posse do Camaro, que ficou apreendido no batalhão até sair a condenação dos réus.

A sentença judicial decidiu então que o Camaro ficasse com a PM e, após a documentação ser regularizada, o cupê acabou incorporado à frota policial de Camboriú em fevereiro deste ano.

PMSC / Divulgação

O modelo é equipado com motor 6.2 V8, de 406 cv e 56,7 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas. O visual é o da geração que desembarcou no Brasil em 2010. De lá para cá, o modelo passou atualizações, sendo que a mais recente estreará no mercado nacional entre fevereiro e março. 

Além do Camaro, a frota da PM de Camboriú tem um jipe Willys da década de 1970 e um Volkswagen Fusca.

>> Melhores e piores marcas de carro nas avaliações do Reclame Aqui

PMSC / Divulgação
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

PLACA PADRÃO MERCOSUL GANHA NOVA DATA DE IMPLEMENTAÇÃO PARA CADA ESTADO O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) confirmou que as placas padrão Mercosul começarão a valer em todo o Brasil ainda em 2018, depois de a implantação ser adiada mais uma vez - estava prevista para 1.º de dezembro. Cada estado terá um prazo específico ao longo deste mês. O Rio de Janeiro, por ser único que já emplacava com o novo sistema, é o primeiro em que o novo padrão passa a ser obrigatório, em vigência obrigatória desde segunda-feira (3). Confira os prazos para cada estado e o DF: 🔹Até 3/12: Rio de Janeiro. 🔹Até 10/12: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia. 🔹Até 17/12: Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. 🔹Até 24/12: Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí. 🔹Até 31/12: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #placas #legislação #placamercosul #instacarros #emplacamento

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]