• Carregando...
O Peugeot 2008, que ganhará uma atualização visual ainda neste mês, é um dos modelos mais desvalorizados do mercado.
O Peugeot 2008, que ganhará uma atualização visual ainda neste mês, é um dos modelos mais desvalorizados do mercado.| Foto: Peugeot/ Divulgação

A desvalorização do carro não é um dos principais fatores que pesam na hora de levar um zero km para casa. Mesmo assim, sair com o veículo da loja e saber que deixará lá uma boa parte do dinheiro investido, sem retorno, às vezes costuma afastar o consumidor do modelo desejado.

A depreciação passa a ser relevante para quem troca de veículos em intervalos menores - a média no mercado brasileiro é a cada três anos. Dependendo do carro, a desvalorização pode ultrapassar a 20% nos 12 primeiros meses de uso.

E algumas marcas apresentam uma perda de valor em seu catálogo mais acentuada do que outras. Entre as principais causas estão a imagem junto ao consumidor, a estrutura da rede de concessionários, o cuidado no pós-venda, o volume disponível no segmento de usados e a liquidez e aceitação do modelo no mercado.

>> CNH em baixa: custo, crise e nova mobilidade tiram interesse de jovens em dirigir

>> Governo oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação

>> Erros que você comete ao volante e talvez nem saiba

Essa percepção fica mais clara à medida que o preço de tabela do carro vai subindo, afinal quanto mais cara a etiqueta, maior é a perda no bolso com a desvalorização.

A KBB Brasil, plataforma especializada em precificação de automóveis novos e usados, fez um recorte com modelos entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. E o levantamento aponta que as marcas francesas Peugeot, Citroën e Renault ocupam 90% do ranking dos carros que mais perderam valor após o primeiro ano de uso.

Na outra ponta da tabela, os veículos japoneses da Suzuki e da Honda dominam a lista das menores desvalorizações. A Volkswagen também aparece bem conceituada neste quesito e a Peugeot conseguiu colocar um modelo que é bem cotado na hora da revenda. Confira:

MAIORES DEPRECIAÇÕES

Modelo/versão2018 0 km 2018 Usado Depreciação
Peugeot 2008 Allure ATR$ 78.990R$ 58.590-25,83%
Peugeot 2008 CrosswayR$ 87.190R$ 64.828-25,65%
Renault Duster Dynamique 2.0R$ 85.800R$ 66.913-22,01%
Citroën C4 Lounge OrigineR$ 86.480R$ 67.718-21,70%
Peugeot 2008 Griffe ATR$ 84.190R$ 66.151-21,43%
Ford Focus Fastback SE PowershiftR$ 79.900R$ 62.961-21,20%
Renault Duster Dynamique 2.0 ATR$ 86.700R$ 68.555-20,93%
Renault Duster Dynamique 4x4R$ 88.300R$ 69.931-20,80%
Peugeot 2008 AllureR$ 72.990R$ 57.990-20,55%
Peugeot 2008 Griffe THPMT R$ 89.990R$ 71.595-20,44%

>> Carros que mudarão em breve e vale a pena pechinchar

>> Invasão de picapes: 12 novidades que serão lançadas até 2021

MENORES DEPRECIAÇÕES

Modelo/versão2018 0 km 2018 Usado Depreciação
Suzuki Jimny 4SportR$ 72.000R$ 69.789-3,07%
Honda City LX CVTR$ 72.500R$ 69.920-3,56%
Peugeot 308 Griffe THPR$ 84.990R$ 81.129-4,54%
VW Virtus Highline R$ 79.990R$ 75.990-5,00%
Chevrolet S10 Advantage Flex CDR$ 89.000R$ 83.958-5,67%
Suzuki Jimny 4Work Off Road R$ 72.000R$ 67.876-5,73%
Suzuki Vitara 4ALL 1.6 16vR$ 79.600R$ 74.844-5,97%
Honda Civic Sport R$ 89.400R$ 83.939-6,11%
Honda City EX CVT R$ 77.900R$ 73.050-6,23%
VW Virtus Comfortline R$ 73.490R$ 68.865-6,29%

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]