O tema do mosaico em 2014 foi a bandeira do Brasil, em alusão à Copa do Mundo.| Foto: GMM Fotografia / Guilherme Massuda Marinelli

Para os amantes da extinta Kombi, o dia 2 de setembro é uma data a ser lembrada. Foi neste dia, no ano de 1957, que o grupo Brasmotor passou a fabricar o carro no Brasil com mais de 50% das peças nacionais. E em Curitiba, a comemoração do Dia Nacional da Kombi 2015 (DNK) será antecipada. O evento é neste domingo (30), no pátio da concessionária Copava, no Cabral (Rua dos Funcionários, 1.000).

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A data celebra os 58 anos da produção do modelo no país, e por isso os veículos formarão um mosaico gigante representando a traseira do utilitário. Nas edições anteriores foram o símbolo da Volkswagen (2011), a frente do modelo (2012), um coração partido pelo fim da produção (2013) e a bandeira do Brasil em alusão à Copa do Mundo (2014).

VÍDEO: Veja como foi a edição de 2014

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Outra novidade deste ano é que o proprietário Diego do Nascimento terá a sua Kombi modelo 71 inteiramente grafitada pelo artista João Paulo Rotava, o “Bolacha”, durante o evento. A 5.ª edição do DNK deverá reunir quase 200 exemplares do veículo e perto de 1 mil visitantes, entre 9h e 17h.

Além da exposição dos carros, haverá sorteio com os veículos participantes para compor o ‘Car-Lendar’ KCC/Copava 2016, distribuição de brindes, venda de peças, oito Kombis food trucks, cobertura fotográfica para as revistas Fusca & Cia e Kombi Magazine e concurso de beleza ‘Garota Pin-up DNK 2015’. O DNK é realizado pelo Kombi Clube Curitiba, com promoção da Copava e apoio do Fusca Mania Clube Curitiba. A entrada é gratuita.

Evento reunirá perto de 200 exemplares da multivan e cerca de 1 mil visitantes. 

Multiuso

A Kombi foi o primeiro modelo da VW a ser produzido no Bra­­sil. O nome vem do alemão Kom­­­bi­­­na­­­­tionfahrzeug que significa ‘veículo combinado’ ou ‘veículo multiuso’. No entanto, o primeiro esboço do carro surgiu no fim da década de 1940, das mãos do holandês Ben Pon. Inicialmente com base no chassi do Fusca, o carro começou a ser fabricado na Alemanha em 1950.

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No Brasil foi montada de 1957 a 2013, ultrapassando a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas. Até 1984 foi equipada apenas com motores refrigerados a ar. O bloco flexível veio em 2005.

Por aqui, o modelo ganhou duas reestilizações: em 1976 e outra em 1997. De 1967 a 2000, a marca produziu a versão picape, que possuía também uma configuração com cabine dupla.

O projeto da Kombi fabricado no país era baseado no alemão T2, que foi aposentado ainda na década de 1970. Na Europa, a versão atual do furgão da VW é a T6 (sexta geração), conhecida como Transporter.

Símbolo da Volkswagen foi o tema de 2011. 
A inconfundível frente do modelo em 2012. 
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O coração partido pelo fim da produção em 2013. 
Neste ano será retratada a traseira da utilitário . 
 

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