| Foto:

Lembra do Fiat 147? Os mais antigos certamente recordam. Ele foi produzido no Brasil entre 1976 e 1986, baseado no 127 italiano. Foi o responsável por iniciar a vida da marca italiana no país, inclusive tornando-se em 1979 o primeiro modelo com motor a álcool produzido em série não apenas no país, mas no mundo, o que lhe rendeu o apelido de ‘Cachacinha’. Deixou as ruas para entrar na história, sendo substituído pelo Uno.

CARREGANDO :)

>> Fiat 147: a história do quarentão Cachacinha, o 1º carro a álcool do mundo

Mas, e se o 147 não tivesse sido descontinuado, como seria o visual da atual geração? A resposta pode estar na releitura feita pelo projetista italiano David Obendorfer, do site designboom.com.

Publicidade

Seguindo as linhas do projeto original, feito por Pio Manzù no século passado, o novo 147 (ou 127, como o compacto era conhecido na Europa), exibe contornos modernos, porém com ar retrô tal qual vemos no Fiat 500. Aliás, o conceito também ganhou uma versão Abarth (divisão esportiva da Fiat) como o Cinquecento.

Publicidade

O 127 Concept tem proporções maiores que as do hatch que o inspirou, colocando-o no segmento de compactos premium. O modelo exibe um apelo voltado à esportividade, valorizando as curvas justamente nos pontos que eram retos no original.

>> Fiat terá motor turbo só a etanol com consumo igual ou melhor que motor a gasolina

>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil

>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais

Ao entrar na cabine, percebe-se que o projetista buscou manter a simplicidade do painel vista no 147 do passado, como, por exemplo, as saídas de ar redondas sobre o painel. Mas, recursos atuais não poderiam ficar de fora, como porta-objetos e central multimídia.

Publicidade

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM