Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo| Foto:

O dia 10 julho de 2019 ficará marcado na história da indústria automotiva como a data de despedida oficial do Fusca. Vestido com a sua versão moderna New Beetle, a última unidade do modelo saiu da fábrica de Puebla, no México, após uma trajetória de 84 anos de produção.

CARREGANDO :)

Mas, no que depender da legião de fãs ao redor do mundo, o lendário Volkswagen continuará sempre presente na vida das pessoas. E a maneira predileta de cultuar e celebrar a história do Fusca são os encontros de admiradores e proprietários do carro.

Além dos megaeventos que marcam o Dia Nacional (janeiro) e o Dia Mundial (junho) do Fusca, durante o ano ocorre uma série de confraternizações menores envolvendo o simpático automóvel.

Publicidade
| Foto: Leticia Akemi

Neste domingo (4) o "besouro" ganhará mais um dia de mimo com a 2ª edição do "Encontro de Fuscas", em Curitiba, uma das cidades brasileiras que mais preservam a memória de veículos do passado.

A iniciativa vai reunir no estacionamento do Ventura Shopping (antigo Shopping Total), no Portão, das 14 horas às 20h, centenas de exemplares de diferentes épocas - na 1ª edição, em 2015, foram 110 modelos expostos.

“Preparamos este evento especialmente para os pais. Os Fuscas são divertidos e encantam adultos, jovens e crianças, além de mexerem com a memória afetiva de muitas pessoas”, ressaltou Daniela Leal, gerente de marketing do Ventura Shopping, referindo-se ao Dia dos Pais, a ser comemorado no dia 11 de agosto.

>> Fim de uma era! Volks encerra produção mundial do Fusca; assista a despedida

Publicidade

>> Paixão sem fim! Fusca ganha versão Porsche com motor esportivo

>> Picape, perua, Rolls-Royce…Veja dez variações quase desconhecidas do Fusca

Kombi Furgão, de 1972, com nome de Valdirene.

Além deste encontro do lado de fora, quem passear pelos corredores do shopping a partir desta quinta-feira (1º) poderá conhecer outros três veículos clássicos: uma Kombi Furgão, de 1972, com nome de Valdirene, uma Brasília, de 1975; e um Fusca verde Caribe, de 1968, apelidado de Tebinho.

“Queremos gerar curiosidade nos clientes do shopping e convidá-los para um encontro de carros ainda maior. Nossa expectativa é trazer 140 carros para o evento deste ano”, contou Rodrigo Rodrigues Alves, presidente da Família Renegados e um dos organizadores da exposição.

Publicidade

O acesso do público ao encontro é gratuito e também aberto aos interessados em expor seu Fusca e derivados com motor refrigerado a ar, como Kombi e Brasília. Os 100 primeiros veículos terão o passe livre no estacionamento, enquanto os demais pagarão uma taxa de R$ 8.

60 anos de Brasil

Em janeiro deste ano, o Fusca completou 60 anos de fabricação nacional. Desde 1945, com o lançamento na Alemanha, foram produzidas 21 milhões de unidades. O Brasil tornou-se o terceiro país com mais unidades produzidas, somando 3 milhões, ficando só atrás da Alemanha e dos Estados Unidos.

>> Fusca mais antigo do mundo, da 2.ª Guerra, volta à ativa; assista

>> Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra

SERVIÇO

Publicidade

2º Encontro de Fuscas

Quando? 4 de agosto (domingo)

Onde? Estacionamento do Ventura Shopping, Rua Itacolomi, 292, no Portão, em Curitiba (PR)

Horário? das 14h às 20h

Quanto? Entrada gratuita

Publicidade

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM