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A função do engate tipo bola é auxiliar no transporte de reboques, carretas, baú e trailers. Mas é comum encontrar motoristas que instalam o acessório apenas como uma espécie de escudo do carro no caso de uma colisão traseira ou como um item meramente estético.

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Só que esse pensamento pode ser um equívoco perigoso, de consequências mais grave no caso de uma batida. Dependendo do tipo de impacto, o equipamento poderá causar deformações no para-choque e afetar pontos da estrutura do veículo, observa Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre).

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Segundo ele, a consequência pode ser ainda pior. “Por reduzir a superfície de contato, o engate pode anular o efeito do para-choque, aumentando o impacto da batida para os ocupantes do carro", alerta. 

Geralmente preso às longarinas que dão estrutura ao monobloco do carro, o engate elimina a zona de deformação que foi projetada no para-choque e na lataria para absorver os impactos e preservar a integridade dos ocupantes. 

Ou seja, no caso de uma batida, a peça pode transmitir integralmente a energia da colisão para a parte rígida da carroceria. Traduzindo, o que seria uma traseira amassada, passível de correção com um bom lanterneiro, pode virar um caso clínico para um ortopedista.

Sem contar que a estrutura do veículo pode ficar comprometida, tornando seu conserto caro ou até inviável.

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A tendência desse tipo engate fez os fabricantes atenderem somente aos desejos estéticos dos proprietários, não cumprindo com eficácia sua verdadeira função. Por isso, mesmo quem usa o equipamento para o transporte precisa ter cuidado na escolha do produto. Há muitos modelos de segunda linha e poucos seguros.

A dica é procurar por sistemas homologados pelo Inmetro e de acordo com as regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Desta forma, conseguirá transportar toda a carga que precisa sem dor de cabeça e sem levar uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira e ter o veículo retido para regularização.

São proibidos engates em formatos que não sejam uma esfera maciça e que possuam qualquer superfície cortante ou canto vivo na haste de fixação da esfera.

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Além disso, a lei sobre engates de reboque determina que o acessório precisa possuir uma tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado.

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A instalação requer mão de obra especializada para evitar ou minimizar problemas relacionados a carroceria, dimensão, sistema elétrico e sistema de freios. E lembre-se: o engate não poderá obstruir a visualização da placa do veículo.