• Carregando...
O primeiro Fit saindo da linha de produção da nova unidade em Itirapina (SP). | Mario Villaescusa / Honda
O primeiro Fit saindo da linha de produção da nova unidade em Itirapina (SP).| Foto: Mario Villaescusa / Honda

Enquanto a Ford decide fechar a fábrica do ABC, a Honda inicia nesta quarta-feira (27), com três anos de atraso em relação ao plano inicial, as operações da unidade de Itirapina (SP). 

Os primeiros modelos Fit produzidos na nova linha também começam a ser faturados nesta quarta. A novo local receberá toda a produção do carro - serão 90 unidades saindo da linha de montagem por dia.

Gradualmente, os demais veículos da marca também passarão a ser produzidos na unidade. A conclusão dessa transferência está prevista para 2021. 

O Honda Fit terá uma produção diária de 90 unidades na nova unidade.
Honda / Divulgação

>> Maior distribuidor Ford do país, Caoa negocia compra da fábrica fechada no ABC

A segunda planta do grupo no país está pronta desde 2016. Para o início de operações em apenas um turno, a Honda transferiu 500 trabalhadores da fábrica de Sumaré, que fica a 100 km, e não tem planos de contratar pessoal local. 

"Futuramente faremos uma cerimônia de inauguração, mas será simbólica", diz o presidente da Honda na América do Sul, Issao Mizoguchi. Normalmente a inauguração de uma fábrica de automóveis é feita com muita pompa e vários convidados.

A segunda planta do grupo no país está pronta desde 2016.Honda / Divulgação

>> Ford mata o Fiesta. E agora, como ficam as peças?

Quando anunciou em 2013 a nova fábrica, um projeto de R$ 1 bilhão, a Honda provocou corrida de interessados em uma vaga entre os 17 mil habitantes da cidade, que enviaram currículos e fizeram cursos no Senai local. A expectativa era gerar 2 mil empregos quando operasse na capacidade máxima de 120 mil carros ao ano, em dois turnos.

“Graças aos ganhos de produtividade, com uma atuação integrada entre as plantas de Sumaré e Itirapina, tornaremos nossa operação no País mais competitiva.”

Issao Mizoguchi, presidente da Honda na América do Sul.

Fábrica fechada saía caro

Após a crise que derrubou o mercado brasileiro de 3,7 milhões de veículos em 2013 para 2 milhões em 2016 -, os planos foram alterados. Desde então, a recuperação do setor continua lenta, mas manter a fábrica fechada era caro. 

>> Ministro confirma CNH com validade de “dez anos ou mais” e com menor custo

O grupo vai transferir 2 mil empregados de Sumaré nos próximos dois anos, período em que terá toda a produção dos modelos FitCityCivicHR-VWR-V em Itirapina. "Cerca de 92% dos trabalhadores aceitaram a transferência", diz Mizoguchi.

Na fábrica de Sumaré, inaugurada em 1997 e que vinha operando a plena capacidade, será mantida a produção de motores, para-choques e peças, além da sede administrativa da Honda na América do Sul e setores de pesquisa e desenvolvimento de automóveis.

>> Marcas precisam de carros rentáveis para não fechar fábrica ou ameaçar ir embora

A meta é aumentar a nacionalização de componentes dos carros da marca, hoje de 60%. Mizoguchi não informa se a filial dá lucro. Apenas diz que a situação "por ora, é suportável". Em 2018, a marca repetiu as vendas de 2017, de 131 mil unidades, num mercado que cresceu 13,8%. 

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

PERSEGUIÇÃO INUSITADA Uma perseguição policial agitou as ruas de Sarandi, na região de Maringá (Norte do Paraná), no início da noite de sexta-feira (8). E o que chamou a atenção era o veículo usado pelo fugitivo: um kart. Uma câmera de segurança flagrou o momento da inusitada ‘corrida’ por uma das ruas da cidade. Foram 20 minutos de ‘pega’ até o piloto do kart ser rendido pelos policiais. Segundo a PM, houve uma denúncia de moradores de que um homem, de 30 anos, dirigia o carrinho de competição de maneira perigosa por algumas vias, inclusive na contramão. Assim que a viatura chegou ao local, ele desobedeceu à ordem de parada e perseguição teve início. O transgressor foi preso e o kart apreendido. #kart #perseguicaopolicial #policiamilitar #sarandi #gazetadopovo #pilotodekart

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]