| Foto:

O segmento mais palpitante do mercado brasileiro começou 2018 com reviravoltas na liderança. Após o Honda HR-V faturar janeiro e fevereiro e o Nissan Kicks levar a melhor em março,  agora é a vez do Jeep Renegade aparecer no posto mais alto entre os SUVs compactos no mês de abril. 

CARREGANDO :)

Os números de Renavan (veículos emplacados) mostram o Renegade com 4.462 unidades vendidas, contra 3.785 do Hyundai Creta.

>> Vendas em baixa! Os carros mais injustiçados no Brasil

Publicidade

 

Na sequência aparecia Nissan Kicks (3.701) completando o pódio dos três mais vendidos da categoria. O Honda HR-V teve uma queda acentuada, somando 3.523 emplacamentos, no quarto lugar.

No acumulado do ano, o HR-V ainda é o líder na categoria compactos, mas já começa a ser ameaçado pelo Kicks. Até o dia 27, a vantagem do Honda era de apenas 337 unidades. Se mantiver este ritmo, ele pode ser ultrapassado pelo Nissan já em maio.

>> Vídeo: motorista se irrita com multa e joga tinta em agente de trânsito

 
Publicidade

Briga particular

No pelotão intermediário, a sensação de 2018 é a briga entre o Ford EcoSport e o Chevrolet Tracker, que vem apresentando um bom desempenho em vendas depois de 2017 em que brigou para não segurar a lanterna da categoria.

Em abril, o EcoSport somou 2.932 licenciamentos, contra 2.562 unidades do Tracker. Assim, o Ford ocupa o quinto posto do segmento e o Chevrolet, o sexto. 

 

Na sequência, uma briga caseira entre Captur (1.685) e Duster (1.633), da Renault. O Honda WR-V (1.185) e o Peugeot 2008 (761) fecham o ranking, com 1.131 e 738 exemplares negociados, respectivamente.

No segmento geral de SUVs, o liderança ainda se mantém mês a mês nas mãos do Jeep Compass, que teve 4.607 emplacamentos em abril.

Publicidade

>> Cegonheira ‘cria’ o primeiro Velar conversível, antes mesmo da Land Rover

Disputa ficará mais acirrada

Se a disputa já está para-choque a para-choque, a partir de 2019 ficará mais acirrada com as chegadas de novos concorrentes. A Volkswagen lançará o T-Cross, que usará a mesma plataforma do novo Polo, além de modelo médio, este previsto para 2020.

Chevrolet também prepara um novo modelo, sucessor do Tracker, que será produzido no Brasil. Já a Toyota planeja um utilitário compacto nacional, baseado nos modelos da sua marca de baixo custo Daihatsu.

A expectativa é que a Fiat também entre nesta briga. A marca estudava criar um SUV da picape Toro, mas os planos podem mudar e a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) decidir concentrar os esforços para os produtos da Jeep.

SUVs/ crossovers compactos
Em abril (unidades)
1.º Jeep Renegade
4.462
2.º Nissan Kicks
3.701
3.º Hyundai Creta
3.785
4.º Honda HR-V
3.523
5.º Ford EcoSport
2.932
6.º GM Tracker
2.562
7.º Renault Captur
1.685
8.º Renault Duster
1.633
9.º Honda WR-V
1.185
10.º Peugeot 2008
761
Publicidade