O novo Hyundai Tucson estreia no mercado brasileiro com preços que vão de R$ 138.900 a R$ 159.600. E nessa faixa suas pretensões são encarar Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. Será que ele tem cacife pra tanto?
A nova geração do SUV foi apresentada na Coreia do Sul em março do ano passado e agora desembarca por aqui como produto nacional: sua construção ocorre em Anápolis (GO) em esquema CKD, no qual partes chegam importadas e a montagem é finalizada por aqui. Segundo a CAOA, o processo será totalmente nacionalizado em até três anos.
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Seu visual é marcante. A dianteira é marcada pela grade hexagonal, um dos elementos-chave da nova linguagem estética da fabricante coreana. Os faróis lembram os do irmão maior Santa Fe, e na lateral os vincos e as rodas de 18 polegadas são o destaque.
Na traseira, chama mais atenção a inscrição “Turbo” na parte inferior da tampa do porta-malas do que as lanternas.
Por “Turbo”, entende-se um motor 1.6 16V, movido apenas a gasolina, que rende 177 cv e 27 kgfm de torque, este já bem marcante a 1.500 rpm. Ele é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
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Segundo a Hyundai, os dois levam o Tucson aos 100 km/h em 9,1 segundos, desempenho que o coloca entre os resultados do Q3 e do GLA. Na prática, não há como duvidar dos números do fabricante: as saídas de semáforo empurram o corpo dos ocupantes contra o banco caso o motorista tenha o pé pesado.
As trocas de marcha acontecem num piscar de olhos, mas conseguem ser suaves quando a condução está mais tranquila.
A suspensão, independente nos dois eixos, cumpre o que se espera dela: segura bem o SUV nas curvas e filtra com eficiência os buracos e irregularidades da via.
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NAS ALTURAS
Um estranhamento em um primeiro contato foi com a posição de guiar, um tanto alta. Quanto ao acabamento, o Tucson tem que ganhar refinamento em alguns pontos se quiser mesmo brigar com a trinca alemã.
Se fosse um estudante, teria nota média nesse quesito. Painel e portas abusam de plásticos duros, sendo a única parte macia a que vai sob a central multimídia.
A oferta de informações é rica, indo desde pressão de pneus, passando por velocímetro digital até consumo médio. Ela são apresentadas em uma tela de TFT de 3,5” ou 4,2”, dependendo da versão.
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Quanto às configurações, serão três opções: GL (R$ 138.900), GLS (R$ 147.900) e Top, de R$ 159.600. De série, há botão de partida, central multimídia de 7” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, volante com comandos, ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, bancos, volante e manopla do câmbio em couro; bancos dianteiros com ajuste elétrico e controles de estabilidade e tração, entre outros itens. Teto solar e faróis em led são exclusividades da configuração mais cara.
Apesar do nome, o utilitário esportivo não tem nada do Tucson atual. Este, aliás, continuará firme e forte por aqui, já que ainda goza de relativo sucesso. Também montado em Anápolis, o agora antigo Tucson ganhará modificações mecânicas para cumprir as regras de consumo e emissão de poluentes e se manter como porta de entrada para SUVs da marca.
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O que ele traz
New Tucson 1.6 T-GDi
R$ 138.900
Ar-condicionado de duas zonas; direção elétrica; botão de partida; chave inteligente; controlador automático de velocidade; display de 3,5 polegadas em TFT no quadro de instrumentos; câmera de ré; bancos, volante e manopla em couro; bancos dianteiros com ajustes elétricos; retrovisores externos rebatíveis com piscas em led; faróis com acendimento automático; botão de partida; multimídia com tela tátil de 7”, sistema de som com USB/AUX/ Bluetooth, comandos no volante e emparelhamento com smartphones (AndroidAuto e CarPlay); rodas de liga aro 18; controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; e airbags laterais e de cortina (são seis no total).
New Tucson 1.6 T-GDi Top
R$ 147.900
Adiciona display de 4,2 polegadas de TFT no painel de instrumentos; faróis com projetor em led; lanternas em led; grade frontal e maçanetas cromados; retrovisores externos com iluminação; e teto solar panorâmico.
New Tucson 1.6 T-GDi Special Edition
R$ 159.600
Agrega retrovisor eletrocrômico; abertura do porta-malas por aproximação; bancos dianteiros climatizados (aquecimento e resfriamento); faróis e lanternas full led; moldura cromada nos vidros; assistente de estacionamento; e detector de ponto cego.
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