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Criar um belo exemplar customizado, a partir de sucatas e componentes de outros carros, exige de Serge de Ridder Santi uma boa dose de criatividade. Os exóticos modelos nascem de diferentes formas: desde um simples sonho a um filme que ele tenha assistido. "Às vezes vejo um carro num filme e fico imaginando como ele seria sofresse alterações. Materializo a idéia no papel e mostro ao cliente para a aprovação", conta o curitibano.

A inspiração também pode vir dos salões automotivos. A idéia de colocar porta corrediça, acionada via controle remoto, num Ford 46 foi retirada do Salão de Tóquio. "O evento mostrou os primeiros modelos de carros de passeio com sistema de abertura das portas semelhantes ao dos furgões. Decidi incorporá-la à carroceria que estou preparando para pôr em cima do chassi e da mecânica que o cliente desejar", comenta o criador. A relíquia está sendo restaurada após ficar 20 anos hibernando num ferro velho.

Limusine

Mas não só de criações esportivas vive o "Dr. Frankenstein" do carros. A linha clássica também pode ganhar uma roupagem nova e exclusiva. É o caso do Daimler Jaguar 1947 que recebeu o chassi do Landau 1982 e se transformou numa limusine de respeito – são 6,50 metros de comprimento, quase 1 metro a mais do que o antigo Galaxie. "Ela terá um monitor com tela de plasma de 21 polegadas e dois tetos solares. Também adaptei estepes no pára-lamas, o que não se vê na Jaguar original. O pára-lamas traseiro recebeu uma saia estilo chapéu de Napoleão Bonaparte. Já na frente mantive os faróis originais, mas deixei-a com a cara de um Rolls-Royce", lista.

Santi ressalta que seu trabalho é voltado para modificações "pesadas", seja em automóveis antigos ou atuais. "Se chegar um Astra, por exemplo, eu coloco um motor V8 logo de cara. Agora, se for apenas para alterar pára-choque, descarto", enfatiza.

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