O utilitário esportivo agora está com a nova identidade global da marca.| Foto: Kia/Divulgação

A Kia Motors iniciou no Brasil as vendas da nova geração do Sorento. O utilitário esportivo apresenta evoluções para ganhar espaço no concorrido segmento, ocupado atualmente por nomes de peso como Hyundai Santa Fe, Land Rover Discovery Sport, Ford Edge e Volvo XC 60.

CARREGANDO :)

A marca havia revelado o modelo no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014, já com a nova identidade global incorporada. Mas a chegada oficial só ocorre agora, quase 1 ano depois, na versão única 3.3 V6 a gasolina, por R$ 183,9 mil.

O novo teto panorâmico duplo e abertura do porta-malas por aproximação estão entre as novidades.novidades. 
Publicidade

O jipão sul-coreano está com aparência mais robusta. A frente ganhou uma grade maior, tipo colmeia, vinda do conceito ‘GT Cross’ mostrado em 2013. Os faróis possuem iluminação diurna em led e facho direcional adaptativo, que regula eletronicamente a altura e a direção da luz. O conjunto de para-choques está com novo desenho, assim como os faróis de milha e lanternas traseiras.

As proporções também cresceram. São 9,5 cm a mais no comprimento (4,78 m), 5 cm na largura (1,89 m) e 8 cm na distância entre-eixos (2,78 m). Contudo, ele está 15 cm mais baixo (1,69 m). A Kia diz que a diminuição não trouxe desconforto aos passageiros, pois os encostos de cabeça foram reposicionados.

Silencioso

Por dentro, o utilitário recebeu acabamentos mais refinados e ficou mais silencioso, com redução de ruído em até 6%. Os bancos em couro possuem aquecimento e memorização de ajustes, que permitem ao motorista fazer acertos elétricos de altura, distância dos pedais, e regulagem para a região lombar e joelhos.

Com capacidade para levar até sete ocupantes, o novo Sorento possui a segunda fileira de assentos rebatível e console central dobrável para ser mais versátil. O painel de instrumentos é totalmente digital, embora o gráfico faça a simulação dos ponteiros como na marcação analógica.

Publicidade
Veja também
  • O carro no tamanho certo para levar as crianças
  • Designer mostra como seria o Fiat 147 nos dias de hoje
  • De Harley a Ducati, confira as estreias premium no Salão Duas Rodas
  • Salão Duas Rodas mostra lançamentos para a cidade
  • Renault Oroch promete incomodar as líderes Fiat Strada e Chevrolet S10

No quesito segurança a novidade fica por conta do sistema de detecção de pontos cegos, que alerta, por meio de aviso sonoro, sobre a presença de veículos nas faixas laterais. Para a abertura do porta-malas basta o motorista se aproximar com a chave no bolso e permanecer ali por 5 segundos que o compartimento abre automaticamente. Equipada com seis airbags e controle de estabilidade, a terceira geração do Sorento passou pelo ‘crash test’ do Euro NCAP e obteve cinco estrelas.

O interior está mais refinado e agora conta com painel d e instrumentos digital. 

Construído sobre uma nova plataforma, o modelo ganhou rigidez torcional de 14% em comparação a seu antecessor. A linha anterior era composta por 24,4% de aço de alta resistência em sua estrutura, enquanto o atual possui 52,7% do material.

O motor 3.3 V6, de 270 cv de potência, é suficiente em relação ao seu peso de 2,5 mil quilos e responde bem às acelerações. O propulsor trabalha com um novo câmbio automático de seis velocidades, que oferece os modos de condução econômico, esportivo e normal e ainda opções de trocas sequenciais.

Publicidade

O que ele traz?

Confira os itens de série do Sorento 2016:

Versão 3.3 V6

Ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com memória e 10 variações de ajuste elétrico, piloto automático,espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétrico e setas integradas em led, teto solar duplo panorâmico, acendimento automático dos faróis, seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, fixação Isofix para cadeirinhas infantis e sistema multimídia com tela sensível ao toque, câmera de ré, GPS, DVD, rádio com MP3/AUX/Bluetooth.