i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
PROMESSA DE CAMPANHA

Ministro confirma CNH com validade de “dez anos ou mais” e com menor custo

Em entrevista à rádio, ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que não é razoável manter renovação a cada cinco anos

  • PorGazeta do Povo
  • 16/02/2019 16:29
| Albari RosaGazeta do Povo
| Foto:

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, voltou a falar sobre as mudanças no prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prometidas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante a campanha de 2018.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, nesta sexta-feira (15), o responsável pela pasta disse que a renovação do documento a cada cinco anos não trouxe melhorias nos índices de violência no trânsito e sinalizou que a validade pode ser até mesmo superior aos 10 anos anunciados anteriormente.

>> Governo desiste de acabar com placa Mercosul e promete melhorar segurança

“Já houve época em que você tirava a carteira de motorista com 20 anos e só renovava com 40. E isso é bastante razoável, porque é quando você começa a perder um pouco da acuidade visual, a vista começa a falhar, e é necessário renovar os exames de vista.” 

Ele adiantou que uma das possibilidades que estão sendo estudadas pelo ministério é justamente de fazer com que o prazo da CNH varie de acordo com a idade do condutor.

“Nós vamos estender o prazo da carteira de motorista para 10 anos ou até mais, dependendo da faixa etária. Obviamente que o tempo vai diminuindo à medida que a idade vai aumentando.” 

>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional

Para Freitas, a renovação do documento a cada cinco anos não se mostrou uma solução para diminuir o número ocorrências de trânsito.

“A quantidade de acidentes e mortes é enorme. Vamos atacar o cerne do problema", destacou.”

>> CNH digital ganha app para ser baixada no celular e dispensar ida ao Detran

Freitas também prometeu diminuir os custos do processo e afirmou que uma medida provisória deve ser liberada em breve já trazendo algumas dessas alterações.

Segundo ele, equipes estão fazendo os ajustes necessários e analisando as alterações legislativas que precisam ser feitas para que essas propostas saiam do papel.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.