O primeiro carro a vir equipado com um sistema de baliza automática foi o conceito Futura, da Volkswagen. O protótipo, apresentado em 1991, possuia sensores infravermelhos e a laser e um piloto automático fazia a manobra sozinho. O sistema ainda deixava o automóvel na melhor posição para uma saída rápida.
Há três anos, foi a vez da Toyota lançar uma tecnologia para estacionamento automático do carro, desta vez num veículo de série, o híbrido Prius (com motor elétrico e a gasolina), que opcionalmente pode vir um o "Intelligent Parking Assist". Através de um sistema eletrônico e de uma câmera instalada na traseira, o Prius calcula a distância e o ângulo de entrada e estaciona sozinho na vaga entre dois carros.
Além disso, no ano passado, a Citroën apresentou o conceito C3 City Park. O modelo também é equipado com vários sensores que medem o espaço disponível para estacionar entre dois carros, mas ele não estaciona o carro sozinho, apenas orienta o motorista.
-
Eleições internas e ataque a medalhões explicam reação da OAB ao STF
-
Drogas, machismo e apoio ao Comando Vermelho: conheça o novo vereador do PSOL
-
Ausência de Lula em articulação com parlamentares influenciou crise do governo no Congresso
-
Muita energia… na política: ministro ganha poder com agenda ao gosto de Lula
Muita energia… na política: ministro ganha poder com agenda ao gosto de Lula
Bônus para juízes, proposto por Pacheco, amplia gasto recorde do Brasil com o Judiciário
Quais impostos subiram desde o início do governo Lula e o que mais vem por aí
Perguntas e respostas sobre a reforma tributária; ouça o podcast
Deixe sua opinião