| Foto:

sistema de partida por botão é uma comodidade para aqueles que não querem se dar ao trabalho de girar a chave sempre que entrarem no carro. Apesar de inovadora, a tecnologia pode apresentar riscos aos donos que não notam que seus carros ainda estão ligados após estacionados.

CARREGANDO :)

Os modelos com esse sistema possuem uma ‘chave inteligente’ (conhecida como chave presencial ou keyless) que emite um sinal para abrir portas e ligar o carro apenas com a proximidade. A chave pode ser deixada até no bolso ou na bolsa.

>> Motorista é flagrado por radar a 696 km/h e recebe multa astronômica

Publicidade

Nos Estados Unidos já foram registradas 28 mortes e 45 feridos causados pela emissão do monóxido de carbono liberado pelos carros. Um dos casos que despertaram a atenção para o perigo foi o de Fred Schaub, 75 anos, que não percebeu que o motor de seu carro continuava acionado após estacioná-lo na garagem e entrou em casa com a chave no bolso. Ele foi encontrado morto 29 horas depois e a sua casa apresentava uma concentração 30 vezes acima do tolerado de monóxido de carbono.

A Sociedade de Engenheiros Automotivos nos EUA solicitou que fosse implantado nos veículos um sistema de alerta para quando o motor permanecer ligado e as chaves não estiverem dentro do carro ou nas proximidades. 

 

>>Novo Duster ganha versão furgão para entregas em qualquer terreno

Alguns fabricantes já trazem o sistema e até recursos mais avançados, como a Ford, que atualizou seus modelos mais novos para desligarem sozinhos após 30 minutos parados sem a chave dentro.

Publicidade

Até pouco tempo o sistema de partida por botão era um artigo de luxo no Brasil, restrito a modelos premium. Mas, atualmente há exemplares abaixo de R$ 100 mil que oferecem a tecnologia. Já nos Estados Unidos é item de série na metade dos 17 milhões de carros vendidos por ano.

>>Engate tipo bola pode virar um vilão para quem busca proteção ao carro

*Com a supervisão do editor Renyere Trovão