Os carros populares de antigamente hoje estão mais evoluídos, principalmente com a chegada de novos concorrentes, e deixaram de fazer jus à denominação. Ford Ka, os novos Fiat Uno e Palio, Volkswagen Gol, para citar os principais representantes desse grupo, já beiram a faixa dos R$ 40 mil. Os modelos compactos realmente de entrada se resumem ao Palio Fire e ao Uno Vivace, construídos a partir de projetos atualmente defasados.
A própria Fiat e também a Renault querem resgatar o conceito de hatches populares de custo baixo e de manutenção acessível que tanto sucesso fizeram no Brasil. A montadora italiana prepara uma nova leitura do famoso Mille (campeão de vendas na década de 1990), o Mobi, que estreia em abril. A francesa, por sua vez, irá comercializar o Kwid por aqui, já lançado na Índia ao preço de US$ 3,9 mil (cerca de R$ 14 mil).
Base do Uno
O compacto popular da Fiat substituirá o Palio Fire, porém ambos conviverão por algum tempo. A justificativa seria a performance de vendas da versão Fire entre os frotistas, que ajuda o Palio a brigar entre os primeiros no ranking dos carros mais vendido do país.
Para economizar nos custos, o Mobi usará a estrutura e vários elementos do atual Uno, inclusive o estilo quadrado da carroceria.
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O Fiat virá equipado com o mesmo motor 1.0 Fire da gama atual. Com isso, o preço inicial ficará na casa dos R$ 30 mil. O bloco 1.0 tricilíndrico que está sendo desenvolvido pela Fiat ficará para 2017.
‘Mini SUV’
Já com a Renault a ideia é aposentar o cansado Clio, que se arrasta em vendas no segmento. O Kwid foi projetado para trilhar nos mercados emergentes, por isso traz uma proposta visual que tem grandes chances de cair no gosto do consumidor brasileiro.
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Ele lembra um SUV em proporções reduzidas, especialmente pela boa altura livre em relação ao solo de 18 cm e a posição de dirigir mais elevada, dois atributos que favorecem o sucesso no mercado nacional. Só que o porte de 3,68 m de comprimento e 1,58 m de largura é semelhante ao do VW up! (3,60 m e 1,64 m).
A Renault oferecerá um modelo conectado, com opção da tela de multimídia Media NAV ao centro do painel, e marcadores digitais, além de um bom padrão de acabamento.
O Kwid também recorrerá ao atualizado e econômico bloco 1.0 com 3 cilindros, que já equipa Nissan March e Versa.
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