Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Bigstock/ Divulgação
Foto: Bigstock/ Divulgação| Foto:

A Toyota se mantém como a marca automotiva mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual elaborado pela consultoria britânica Kantar Millward Brown. Ela é avaliada em US$ 29,15 bilhões (cerca de R$ 113 bilhões na conversão atual).

A empresa conquistou o posto em 12 dos 14 anos em que o estudo foi realizado. Quando não foi a primeira (2010 e 2012), a gigante japonesa ficou no segundo lugar.

O pódio das mais valorizadas é formado ainda por Mercedes-Benz - US$ 23,36 bilhões (R$ 90,30 bilhões) - e BMW - US$ 23,33 bilhões (R$ 90,19 bilhões).

As três fabricantes foram as únicas do segmento automotivo a figurar na lista das "100 mais valiosas marcas mundiais em 2019". A japonesa aparece na posição 43ª e as alemãs, na 54ª e 55ª, respectivamente.

O número é inferior à edição do ano passado, quando Ford e Honda também apareciam no top 100. Em 2017, havia seis marcas de veículos na lista principal do 'BrandZ To 100 Most Valuable Global Brands', como é chamada a iniciativa.

Para Garham Staplehurst, diretor de estratégia da Global BrandZ, o alcance global é uma parte importante da estratégia da Toyota. Em cada mercado, segundo ele, a marca tem uma boa combinação de modelos com forte presença junto ao consumidor.

"A Toyota também é vista como pioneira em energia alternativa, principalmente em relação ao Prius", disse Graham à agência Automotive News Europa.

>> Como é a pontuação da CNH em outros países; restrição diminui infrações e mortes

>> Mudança nas regras: Bolsonaro atirou no que viu. Mas só acertou no que não viu…

De acordo com o relatório da Kantar Millward Brown, as fabricantes automotivas perderam o valor da marca no ano passado, reflexo do modelo de negócios que ressoa menos com os consumidores do que a de empresas digitais, como a Amazon (campeão no ranking), Apple (2ª) e Google (3ª).

A Volkswagen foi a única da lista automotiva a melhorar sua avaliação em relação a 2018, com 12% de alta. O motivo se deve à forte aposta na política de energia alternativa, com o investimento e anúncio da chegada de uma família de carros elétricos, que recuperou um pouco imagem da montadora após o escândalo do 'Dieselgate'.

>> VW revela seu 1º elétrico ‘raiz’ como o mais revolucionário depois de Fusca e Golf

No ranking das '10 mais automotivas', a Porsche é a novidade em 2019, ocupando o lugar da Maratu-Suzuki, da Índia.

Os critérios usados pela Brandz para calcular o valor da marca englobam a capitalização de mercado da marca, lucratividade, entusiasmo dos acionistas e até resultados de uma pesquisa pública global sobre as atitudes dos consumidores em relação às empresas.

>> Famoso ponto turístico será o primeiro local no Brasil a banir carro a combustão

TOP 10 DAS MARCAS AUTOMOTIVAS MAIS VALIOSAS

MarcaAvaliada em bilhões
1 ToyotaUS$ 29,15 
2 Mercedes-BenzUS$ 23,36 
3 BMW US$ 23,33 
4 HondaUS$ 11,75 
5 FordUS$ 11,21
6 Nissan US$ 10,55 
7 TeslaUS$ 9,29 
8 AudiUS$ 8,56 
9 VolkswagenUS$ 6,71 
10 PorscheUS$ 5,82

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]